Loris Malaguzzi disse em tempos e em jeito poético, que a escola e a cultura nos transmitem a ideia que o jogo, o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação, a razão e o sonho são coisas que não estão juntas. Felizmente que com a seu contributo e de outros pedagogos, é hoje possível perceber e ver uma outra realidade…
Olho os meninos na área das ciências, onde analisam à lupa pequenos dinossauros de brincar, ou as pedras e as conchas que trouxemos da praia, ao mesmo tempo que as lavam apercebendo-se e comentando texturas e tamanhos… observando-as e registando criticamente.
“Brincando”, e sem ainda saberem o seu nome, descobrem-se novas formas geométricas, … e como as podemos reinventar!
Vejo todos os dias o chão de linóleo cinzento, onde assenta um tapete vermelho de borracha, transformar-se num relvado verde onde podemos fazer intermináveis piqueniques.
Ouço-os dizerem que não sabem ler, mas logo a seguir são capazes de narrar uma história partindo das imagens de um livro e copiarem algumas palavras.
São capazes de se envolverem em grandes projectos de pesquisa, partindo do que já sabem e o que querem saber!
E todos juntos, partindo do simples desenho partilham a sua visão: - “É um arco-íris”, “é um túnel”, “são uns olhos”, “é um sol às cores!”
Sinto a felicidade das conquistas individuais, relembro o percurso de crescimento conjunto e tento imaginar o tempo de aprendizagem futuro!
Bom ano lectivo 2011/2012!
SALA DOS 4 e 5 ANOS
Sem comentários:
Enviar um comentário