“A avaliação em educação é um elemento integrante e regulador da prática
educativa, em cada nível de educação e ensino e implica princípios e
procedimentos adequados às suas especificidades.”
(Circular nº. 4 /DGIDC/DSDC/2011:
1).
No caso da educação pré-escolar “assume uma dimensão marcadamente formativa, desenvolvendo-se num
processo contínuo e interpretativo ” (Circular nº: 4, 2011: 1) tendo a
criança como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Assim, é
fundamental haver um conhecimento das metas atingidas pela criança, das suas
dificuldades e como ela as poderá superar. (Circular nº: 4, 2011) Sendo uma
avaliação formativa:
“é um processo integrado que
implica o desenvolvimento de estratégias de intervenção adequadas às
características de cada criança e do grupo, incide preferencialmente sobre os
processos, entendidos numa perspectiva de construção progressiva das
aprendizagens e de regulação da ação.“
(Circular nº. 4,DGIDC/DSDC, 2011:
2).
Os procedimentos utilizados na recolha de evidências, para
sustentar a avaliação, dependem das opções metodológicas de cada educador.
Estes registos podem ser:
ü Abordagens narrativas;
ü Fotografias;
ü Gravações áudio e vídeo;
ü Registos de auto avaliação;
ü Portefólios construídos com as crianças;
ü Questionários a crianças, pais ou outros parceiros educativos;
ü Outros.
Autilização de várias técnicas e instrumentos de recolha de informação vão possibilitar ao educador perceber as necessidades das crianças nas diferentes áreas. Possibilita ainda avaliar a sua progressão e ao mesmo tempo recolher elementos concretos para a adequar a sua intervenção às necessidades do grupo.
Em suma, a avaliação não pretende enquadrar a criança num valor regulamentado, mas é o resultado da observação e do planeamento. Serve para refletir sobre cada criança e adaptar toda a aprendizagem, investindo nas áreas de maior dificuldade e valorizar as conquistas.
Educador José Gonçalves
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