O corpo da criança é o seu veículo de
aprendizagem e vivência por excelência, assim, faz todo o sentido ajudá-la a
conhecer o mundo, o outro e o “eu” através da exploração dos cinco
sentidos.
As crianças crescem a tentar descobrir o meio
que as rodeia e fazem-no a brincar, e para isso usam o corpo e sobretudo os
sentidos para observar as pessoas ou objetos em movimento, sentem a temperatura
das coisas, ficam atentas a uma voz e põem na boca tudo o que conseguem
agarrar. Por meio da exploração, da curiosidade e da observação, as crianças
procuram entender o como e o porquê das coisas que as rodeiam.
Assim
sendo, na Sala Maria Montessori proporcionam-se atividades que promovem a
descoberta do meio envolvente e a exploração dos cinco sentidos, e aproveitando a
chegada do frio e do inverno a possibilidade de pintar com gelo e brincar com a neve.
“Este e outro tipo de contacto sensorial, adaptado e contextualizado à
faixa etária, florescem nos bebés e crianças uma variedade de emoções como a
alegria, a tristeza, a surpresa, a aversão ou até mesmo o medo, tornando-as
mais ativas, dinâmicas, criativas, emocionalmente equilibradas e saudáveis.
Ainda mais, faz com quem sejam capazes de realizar melhor as atividades
propostas, em encontrar soluções e a apresentar uma boa socialização.” (Hohmann & Post, 2003).
Educadora Maria João
Paiva, Sala Maria Montessori
Sem comentários:
Enviar um comentário