Aos três anos a criança tem consciência plena
do seu corpo, sente necessidade e curiosidade em se conhecer. Através
dele expressa as suas vontades, emoções, explora o mundo que a rodeia,
desenvolve aptidões que lhe permitem realizar as suas próprias experiências.
A abordagem do corpo como conteúdo surge da
necessidade de acompanhar as crianças no seu desenvolvimento, e ajudá-las na
descoberta da sua identidade e da sua progressiva autonomia. Numa fase em que a
linguagem ainda não atingiu toda a dimensão comunicativa, a criança sente
necessidade de manifestar-se através do corpo na sua relação com o espaço,
colegas, adultos e objetos.
Na sala, o projeto “Descoberta do Corpo
Humano está a ser abordado com entusiasmo pelas crianças e a interação da
família com o colégio tem sido muito enriquecedora.
No dia 22 de fevereiro, tivemos a presença de uma mãe que veio falar da sua profissão. Explicou às crianças que ser enfermeiro é ter o poder de cuidar das pessoas, de ajudar quando mais precisam, é ser uma mais-valia para a sociedade. Entre outros assuntos, abordou a importância de lavar as mãos e explicou como o fazer corretamente.
No dia 22 de fevereiro, tivemos a presença de uma mãe que veio falar da sua profissão. Explicou às crianças que ser enfermeiro é ter o poder de cuidar das pessoas, de ajudar quando mais precisam, é ser uma mais-valia para a sociedade. Entre outros assuntos, abordou a importância de lavar as mãos e explicou como o fazer corretamente.
Durante a atividade, teve ainda tempo para
desmistificar alguns medos relacionados com as vacinas e as feridas, utilizando
o faz de conta.
Educadora Joana Patrício, Sala Friedrich
Froebel
Sem comentários:
Enviar um comentário