Muitas vezes damos por nós a
pensar “passou tão rápido…”, no final das férias, quando termina o fim de
semana, quando chega o nosso aniversário, no Natal…, ou simplesmente quando
olhamos para os nossos filhos e os vemos tão crescidos!
É verdade, o tempo passa
realmente muito rápido e, de repente, o nosso “bebé” vai entrar no 1.º CEB.
“Será que está preparado para esta mudança?” pensamos nós, receio legitimo que
surge a muitos pais e a muitas mães.
Na verdade, o ingresso no
1.º CEB é uma fase de grandes mudanças e de um nível elevado de exigências e
novidades: horários de trabalho mais longos, diferentes disciplinas, nova
postura em sala de aula, novos materiais, novas aprendizagens. As rotinas são
alteradas, há menos tempo para brincar, mais tempo de tarefas para realizar,
por vezes vem as saudades da educadora e a vontade de levar brinquedos para a
mesa da sala de aula.
É objetivo da Educação
Pré-escolar preparar as crianças e potenciar as suas capacidades, prevenindo o
insucesso no ingresso no 1.º CEB, contudo cada criança é única e reage de forma
diferente às mudanças e às diferentes situações com que se depara. Enquanto
algumas podem vivenciar estas mudanças de forma saudável, outras podem
senti-las com mais dificuldade de adaptação. E, nestes casos, pode levar a
quadros mais problemáticos de recusa escolar, fobia social, ansiedade,
dificuldades de socialização, baixa auto-estima e baixo rendimento escolar.
Deste modo, esta mudança
deve ser encarada como algo natural, sem impor nas crianças grande pressão. O
papel da família é algo precioso na adaptação do futuro aluno que inicia agora
este desafiante caminho.
Escola e família devem
estabelecer uma relação, princípio essencial para a adaptação da criança é
fundamental para a criação de um ambiente estimulante e seguro que favoreça as
aprendizagens e a adaptação aos desafios e fases do processo educativo.
É normal que as crianças
experimentem ansiedade, que construam na sua mente todos os cenários possíveis
do que poderá correr mal, mas não estará sozinha nesta nova fase de tantos
desafios e com a ajuda de pais e professores todas estas ansiedades vão
diminuir e passar a ser só consequência de uma adaptação a uma nova realidade.
A transição para o 1.º CEB,
como qualquer mudança, necessita de tempo. Portanto, é essencial gerirmos a
nossa tranquilidade, nunca esquecendo que cada criança, como qualquer
indivíduo, tem também o seu tempo próprio para se adaptar, tempo esse que
devemos respeitar.
Esta é razão de ser do
Projeto 5! Um projeto específico do CER, pensado de raiz, para facilitar a
transição entre o Pré-escolar e o 1.º CEB.
Educadora
Sandra Moreira, Sala Paulo Freire
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