Na
faixa etária dos 3 anos é muito comum os interesses e curiosidades andarem em
redor dos animais, quer os existentes, assim como os que entraram em vias de
extinção. Assim sendo, na Sala Friedrich Froebel, o tema do projeto que tem
vindo a ser desenvolvido é a Quinta, os animais e os diversos espaços que a
constituem.
Um
projeto é um estudo em profundidade de um determinado tema que as crianças
levam a cabo, podendo ser trabalhado em grupo ou individualmente.
Durante
o tempo de trabalho nas áreas, as crianças que estavam na área dos jogos
começaram a brincar com os animais da quinta e questionaram-se acerca de
determinadas características que os animais possuíam.
Posteriormente,
num momento em grande grupo, este tema foi partilhado, e voluntariamente todo o
grupo se envolveu. Durante esta discussão o adulto foi incentivando as crianças
acerca do tópico em questão. Desta forma surgiu o interesse neste projeto.
O
nosso trabalho inicia-se com a procura de informação, utilizando vários meios,
como a internet, vídeos, fotografias e os livros.
Iniciadas
as pesquisas fomos fazendo pequenas descobertas e sempre partilhadas em grande
grupo. Após estas descobertas, as crianças autonomamente mantiveram pequenas
discussões, lançando teorias e essencialmente a mostrarem o que aprenderam
através de desenhos e pinturas. Nesta altura as crianças demonstraram o
interesse em construir os animais para os terem na sala.
Crianças
– "Agora que já pesquisamos podíamos fazer os animais para termos na sala";
Adulto
– “Gostavam de construir os animais para terem na sala?”;
Crianças
– “Sim era boa ideia, nós gostávamos de fazer isso”.
Nesta
fase é necessário que haja uma grande organização para que se saiba o como,
quando e quem faz determinada tarefa, assim sendo “ organizam-se os dias, a semana; antecipam-se acontecimentos;
inventariam-se recursos: a quem se pode recorrer, que documentos existem
disponíveis.” (Ministério da Educação;1997)
Assim
sendo inicia-se a construção em 3D do respetivo animal pesquisado, onde as
crianças participam ativamente quer na construção, quer na decisão dos
materiais a utilizar e nas cores que querem dar aos animais.
Esta
metodologia de trabalho permite esquematizar e estruturar o trabalho através da
rede para que haja um fio condutor durante todo o processo e faz da criança o
agente principal da construção do conhecimento.
O
interesse neste projeto está em constante evolução o que faz com que todas as
fases sejam vividas várias vezes ao longo do mesmo.
O
entusiasmo está presente todos os dias na nossa sala e novas ideias estão a
surgir.
Educadora Maria João Paiva, Sala Friedrich Froebel
Sem comentários:
Enviar um comentário