Durante uma brincadeira livre na área da
casinha, um grupo de crianças representava uma ida ao supermercado onde, entre
outras coisas, compravam alguns legumes. Aproveitando esta situação, sentados
em roda, os alunos foram questionados sobre “de onde vêm os legumes?”. Grande
parte referiu nomes de hipermercados. Para perceberem de onde vinham realmente
e o que é preciso para crescerem os legumes foi contada a história do “Nabo
gigante”, onde um casal de idosos faz uma pequena plantação demonstrando o que
é necessário para as sementes germinarem.
Após a história, foram disponibilizadas
diferentes imagens para o grupo organizar a cadeia de produção, resultado no
seguinte esquema:
Com este registo o grupo percebeu que:
“Temos que pôr as sementes na terra para
crescerem” - Santiago Almeida;
“Para as plantas crescerem é preciso
chuva ou regar e a luz do Sol” – Bernardo Silva;
“O agricultor com as máquinas ou sozinho
apanha as frutas e os legumes que comemos” - Diogo Ferreira;
“O agricultor põe os legumes no camião e
vão para o supermercado” - Guido Gonçalves ;
“O pai e a mãe vão comprar as coisas,
mas têm que dar dinheiro” – Gil Gonçalves.
Tendo em conta que as crianças “aprendem
fazendo” cada uma plantou sementes num vaso diferente, um ovo.
1.º “fizemos os olhos, o nariz e a boca
no ovo” – Duarte Barbosa;
2.º “pusemos terra dentro do ovo” –
Gabriel Morais;
3.º “pusemos as sementes na terra para
crescerem” – Pilar Silva;
4.º “pusemos outra vez terra para as
sementes ficarem tapadas” – Francisco Carvalho;
5.º “os ovos vão para a janela para
terem a luz do Sol” – Mariana Vieira;
6.º “temos de regar para as plantas não
morrerem” – Martim Costa.
O resultado final:
Educador José Pedro Gonçalves, Sala Ovide
Decroly
Sem comentários:
Enviar um comentário