A “Lição de
Três Tempos” desenvolvida por Eduard Séguin e aprimorada por Maria Montessori,
em 1909, fala-nos de três momentos de aprendizagem das cores.
Inicialmente,
no primeiro tempo, respeitante à associação da perceção visual com o nome, apresentamos
às crianças duas cores, vermelho e azul. Apresentamos o vermelho e dizemos
“este é vermelho” e apresentamos o azul e dizemos “este é azul”.
No segundo
tempo, faz-se o reconhecimento do objeto correspondente ao nome. Dizemos às
crianças “dá-me o vermelho” e depois “dá-me o azul”.
Por último, no
terceiro tempo, recordamos o nome correspondente ao objeto. Perguntamos às
crianças “qual é este?”, mostrando o objeto.
Maria
Montessori fez uma alteração à “Lição de Três Tempos”. Ela inseriu o período que
depende da autoeducação, no qual apresentamos o material em silêncio e a
criança desempenha a tarefa. Este período antecede os outros três.
Nesta atividade, registamos a exploração da
cor azul e da cor vermelha, ao mesmo tempo que trabalhamos outras competências,
tais como: a motricidade fina e a concentração. Rasgamos papéis de cor azul e
vermelha e colamos no círculo correspondente.
Na nossa sala, vivenciamos a Matemática todos
os dias, nos pequenos pormenores do dia-a-dia, fazemos conjuntos, comparamos
tamanhos, cores e formas, de uma forma simples a Matemática vai entrando nas
nossas vidas.
Educadora Carolina Lopes, Sala Ovide Decroly
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