No Tempo dos Castelos
runer considera que as crianças possuem quatro características
congénitas, por ele chamadas de predisposições para o gosto de aprender: a
curiosidade, a procura de competência, a reciprocidade e a narrativa. Não
querendo descurar as restantes, considero que a curiosidade é o ponto de
partida de todas as aprendizagens e é uma característica facilmente observável
a todas as crianças. Por ser tão comum, Bruner considera que a curiosidade é
uma característica que define a espécie humana. Foi a partir desta curiosidade,
inata nas crianças, que partimos à descoberta do que eram os castelos. Tudo
começou com a história d´ “O João e o pé de feijão”. Explorámos a história como
sempre fazemos... mas, esta tinha algo de especial: o gigante e um castelo “por
cima das nuvens” Ora, se o gigante lá morava, o castelo devia ser grande… Será
que ainda existem gigantes? Será que ainda existem castelos ou existem só nas
histórias? Como eram feitos? Quem os fazia? Quem lá morava? Todas estas
perguntas foram colocadas. Umas com resposta quase imediata, outras com
necessidade de pesquisa. Em casa, os pais ajudaram e uns recolheram informação
através de imagens, outros fizeram maquetas, outros ainda trouxeram livros da
especialidade! Tudo nos tem ajudado a caminhar juntos na descoberta do período
medieval. É claro que nem todos os conceitos são facilmente percetíveis por
todos e por isso, para facilitar a circulação da informação, reproduzimos
aspetos da vida medieval… Na verdade, na era da comunicação em que as crianças
do grupo dos 3 anos nasceram, era-lhes difícil perceber o facto de, por
exemplo, não haver telefones, televisão, ipad’s e iphones… Descobrimos que não
havia eletricidade e por isso nem luz elétrica tinham. Vai daí construímos
candelabros e descobrimos que, de entre outras profissões medievais, os
cirieiros eram aqueles que faziam as velas… Descobrimos também que o pão era o
principal meio de sustento deste período histórico e por isso fizemos pão mais
ou menos como na altura. Descobrimos que para além do castelo principal onde
morava a família real existia uma muralha à volta e por isso construímos uma
muralha e uma grande porta de entrada para o reino dos 3 anos… Todas estas
descobertas foram feitas respondendo a questões e curiosidades mais ou menos
particulares que se ampliaram e que de forma integrada no currículo dos 3 anos
se foram ampliando também saberes enquadrados nas diferentes áreas de conteúdo.
Por exemplo, percebemos que usamos muitos pacotes de leite (mais de 100
-Raciocíno Lógico-matemático), percebemos que as pedras no Colégio são mais ou
menos cinzentas e o cinzento se faz com preto e branco (Expressão Plástica),
compreendemos que ainda existem profissões do tempo dos castelos – padeiro -mas
outras já foram ou estão quase extintas-ferreiros e cirieiros (Conhecimento do
Mundo). Contamos e recontamos histórias e informações (Linguagem e Introdução à
Escrita)… Fizemos muitas descobertas e mais se avizinham… Esperem por mais
noticias nossas!
Educadora Florbela Rios
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