A
construção do conhecimento lógico-matemático pode e deve ser iniciada bem cedo.
Ao
longo da educação, todas as crianças devem ter oportunidade de viver vários
tipos de experiências de aprendizagens. É preciso que os educadores e
encarregados de educação sejam capazes de motivar a aprendizagem da Matemática,
criar condições para a resolução de problemas para o desenvolvimento do pensamento.
A
criança tem de aprender a pensar para atingir o resultado. Primeiro pensar no
problema para depois o compreender, utilizando várias representações, para
permitir que a criança construa o seu próprio conhecimento.
Acredita-se
que a criança constrói o conhecimento matemático pela necessidade de resolver
os seus problemas.
A
Matemática na infância é parte do universo cultural da criança que deve ser
apreendida espontaneamente. É necessário que a criança seja submetida a
situações de análise e sintaxe para construir significados que lhe possibilitem
o acesso a novos conhecimentos.
É
muito importante que a criança manipule os objetos para desenvolver o seu
conhecimento espacial, lógico-matemático e físico. Através do lúdico as
crianças podem desenvolver algumas capacidades tais como a atenção, a memória,
a imaginação, a concentração, a conservação, a seriação, a reversibilidade, a
análise e síntese, a interpretação, a argumentação e a organização.
O
conhecimento matemático deve ser construído à base de exploração, curiosidade e
orientado pelo educador com busca em interesses.
A
criança ao brincar, fazendo construções com legos, blocos, ou outros materiais
quer estruturados ou não, vai aprendendo a diferenciar, comparar, explorar,
distinguir, representar e classificar. E ao mesmo tempo está a aprender
conceitos e a desenvolver capacidades.
Segundo
Piaget (1971), o desenvolvimento mental da criança antes dos seis anos de idade
pode ser sensivelmente estimulado através de jogos e brincadeiras. As crianças que
praticam capacidades físicas, aprendem a interagir com outras crianças, assim
como constroem novos conhecimentos e crescem cognitivamente.
No
seu desenvolvimento a criança vai adquirindo relações com os objetos e
coordena-os da forma mais complexa. A importância do lúdico no desenvolvimento
infantil é fazer com que as crianças gostem da Matemática, despertando-lhes
interesses, e que o jogo seja um processo de aprendizagem.
Os
jogos são muito importantes, enriquecem e estimulam a criatividade, a experiência
sensorial, a imaginação e cativam a criança para a aprendizagem da Matemática.
É essencial dar-lhes a capacidade de criar e é um bom potencial no
desenvolvimento do raciocínio-lógico.
As
crianças da Sala Jerome Bruner recentemente começaram a despertar um grande
interesse pelo jogo da Glória. Trata-se de um jogo tradicional em que se avança
guiado pelos dados, pela simples sorte ou azar. O caminho está repleto de
avanços e recuos e tudo pode acontecer até que um vencedor chegue à casa da Glória.
É um jogo ideal para desenvolver o raciocínio lógico-matemático.
O
grupo tem demonstrado muito entusiasmo na utilização do jogo e grandes
melhoramentos no desenvolvimento da aprendizagem do número e cálculo através da
sua manipulação e da experimentação deste jogo didático.
Saliento
que este jogo constitui uma experiência positiva com as crianças, pois através
do mesmo podem trabalhar regras e simultaneamente desenvolver competências
matemáticas.
O
grupo decidiu construir um jogo da Glória para a sala, o interesse surgiu
quando uma menina do grupo apresentou aos colegas o jogo que tinha construído
em casa com os pais. Um dos objetivos pretendidos é que a criança descubra,
explore, tenha oportunidade de inventar as regras e que construa o seu próprio
jogo da Glória.
Educadora Joana Patrício, Sala Jerome Bruner
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