Geralmente assume-se a Matemática como sendo um “problema” por incluir
alguns conceitos à partida complicados e mais abstratos, que podem colocar em
causa a prontidão para este tipo de atividades (diga-se, matemáticas). Ora, no
colégio a tendência é apresentar estes CONCEITOS como parte integrante do dia a
dia, como parte da rotina, em brincadeiras e outras situações lúdicas. Assim,
surgiu o nosso PROBLEMA: “Quantos trabalhos tivemos de arrumar esta semana?”.
Como não sabíamos, fomos procurar uma forma de compreender ao certo. Então,
realizamos uma contagem inicial. Selecionamos um “escrivão” e registamos a
frequência de trabalhos por criança. Depois em grande grupo, “colorimos” a
informação e cada criança com peças de LEGO registou o número de trabalhos
dessa semana. Nesta experiência aplicamos as seguintes noções: número,
contagem, frequência, quantidade, tamanho (sem termos necessariamente de os verbalizar).
Educadora Florbela Rios, Sala Friedrich Froebel
Sem comentários:
Enviar um comentário