sexta-feira, 25 de outubro de 2019

À Descoberta de Portugal

Não é segredo para ninguém que o nosso país é um lugar repleto de História, tradição e cultura e, neste sentido, as crianças da Sala Friedrich Froebel estão a desenvolver um projeto com o nome “À Descoberta de Portugal”. Este projeto surgiu em conversa com o grupo de crianças no regresso ao colégio, após o período de férias de verão. Com tantas novidades, assuntos, momentos e situações importantes para partilhar acerca das férias, foi interessante descobrir o que as crianças conheciam acerca de Portugal com base nas suas vivências. 

É importante a equipa de adultos partir dos interesses e saberes da criança para os ampliar e diversificar, despertando novos interesses e fomentando a curiosidade e o desejo de aprender mais. Tal como referem as Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, “planear com as crianças, individualmente, em pequenos grupos ou no grande grupo, são oportunidades de participação nas decisões sobre o currículo, em que a criança faz propostas, prevê como as vai pôr em prática e com quem” (ME, 2016, pág.16). Tendo estes pressupostos em consideração, a planificação/elaboração de um projeto ocorre de forma progressiva à medida que as crianças vão realizando novas aprendizagens, descobrindo as suas potencialidades, desenvolvendo o seu raciocínio cognitivo, a capacidade de espírito crítico, evidenciando novas curiosidades, desejo de saber mais e aprender mais. As crianças, efetivamente, devem participar de forma ativa no processo de pesquisa de informação, na própria elaboração dos registos com as suas descobertas, na sugestão de atividades, ideias, opiniões e no levantamento de novas questões/observações, de forma a valorizar, respeitar e motivar em todas as suas intervenções.

Assim, de forma prática, as crianças ao longo do mês de outubro tiveram a oportunidade de descobrir um pouco mais acerca deste cantinho à beira-mar plantado, entender o significado da bandeira e reproduzir a sua própria bandeira, conhecer e aprender o hino nacional e descobrir que há outros países com uma bandeira própria, como o Brasil e Angola (países de origem de alguns amigos na sala). Em situação de grande grupo, e de forma organizada, as crianças partilharam os nomes e curiosidades de cidades de Portugal que conhecem e/ou já visitaram, sendo valorizado e consequentemente registado pela educadora. Numa fase seguinte, pretende-se explorar um pouco acerca da cultura gastronómica, musical e inclusivamente de algumas tradições nacionais relevantes. Este com certeza apenas o início de um projeto que certamente desencadeará novos projetos em paralelo com vista aos interesses que vão surgindo por parte das crianças.



Educadora Susana Bessa, Sala Friedrich Froebel

Sem comentários:

Enviar um comentário