“As crianças são
‘cientistas ativos’ que procuram, constantemente, satisfazer a sua insaciável
curiosidade sobre o mundo que as rodeia” (Reis, 2008: 16)
A finalidade da
educação científica no Pré-escolar não é persuadir todas as crianças a serem
cientistas, mas, antes, ajudar a tornar a ciência mais acessível a todas as
crianças. Assim é importante ajudá-las a desenvolver competências nos processos
científicos, que lhe serão úteis numa aprendizagem escolar da ciência, mas
também noutras áreas.
Esta é uma área
considerada de grande potencial na educação Pré-escolar pois, para além das
oportunidades de desenvolvimento conceptual e procedimental, proporciona ainda
oportunidades de desenvolvimento de atitudes na relação que a criança tem com
os outros, nos cuidados consigo mesma e também nos hábitos que cria no seu dia
a dia, através do respeito pelo ambiente e pela cultura. As atividades na área
das ciências permitem que a criança observe e explore o mundo ativamente,
possibilitando que (re)construa o seu conhecimento, estruture o seu pensamento
e desenvolva atitudes e valores essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e
social.
Nesse âmbito, no dia 11
de outubro, elaboramos uma experiência científica que ofereceu aos mais novos a
possibilidade de conhecer como se formou o planeta Terra e as suas camadas
(crosta terrestre, manto e núcleo). Com esta atividade pretendeu-se promover a
literacia científica das crianças, "procurando realçar as finalidades
da educação em ciências de base experimental, de forma alimentar a curiosidade
das crianças e estimular o seu desenvolvimento cognitivo e emocional".
(in Brochura "Despertar para a Ciência" - DGIDC, 2009)
Educadora Joana Patrício, Sala Sérgio Niza
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