Segundo Vigotsky (2009) quanto mais veja, ouça e
experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos reais
disponha na sua experiência, quanto mais será considerável e produtiva a
imaginação infantil.
Partindo deste princípio, com o qual concordo
plenamente, e acreditando que a arte possibilita que a criança adquira atitudes
essenciais para o seu desenvolvimento, como senso crítico, sensibilidade e
criatividade, desenvolvemos na nossa sala um projeto relacionado com a arte e
aprender através da arte.
Deste modo, iremos trabalhar com obras de arte, de
diferentes artistas (Piet Mondrian, Joan Miró, entre outros), todos eles com
referências à realidade das crianças, para que possam encontrar alguma
identificação e, assim, trazemos para a nossa sala o conhecimento de mundo,
enriquecendo e ampliando o universo cultural das crianças. Mas não só, também
trabalhamos conceitos matemáticos (cores, formas, linhas,…), figuras (figura
humana, figuras abstratas, símbolos,…), aprendendo que, por meio do desenho, da
pintura e da escultura, podemos dizer algo.
O importante é a criança aprender a valorizar a arte e
não necessariamente tornar-se um artista. É trabalhando assim que mostramos às
crianças que cada um tem a sua singularidade, que cada um tem a sua maneira
própria de desenhar, pintar e que todos devem ser valorizados e respeitados.
Realizar atividades e práticas que englobem a Arte é
falar que ela não ocorre isoladamente, pois trabalha o controlo corporal, o
domínio sensório-motor, a sensibilidade estética, interação com o próximo, além
de conceder confiança suficiente para a criança experimentar o mundo.
Educadora
Sandra Moreira, Sala Ovide Decroly
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