A
comunicação é feita essencialmente através da linguagem, sendo também através
dela que se faz a aprendizagem. A comunicação oral deve estar desenvolvida de
forma correta antes da idade escolar, isto porque a dificuldade de compreender
o que é dito e a dificuldade em exprimir-se pode comprometer o sucesso escolar.
A linguagem vai ser primordial para mediar todas as aprendizagens e aquisições
da criança.
A fonologia das palavras
é essencial, pois é ela que mais tarde podem constituir maior prejuízo na
posterior aquisição da leitura e da escrita. A criança deve ser exposta a novas
aprendizagens com uma forte base linguística. Os pais e educadores devem estar
atentos a forma como a criança se expressa e começar desde cedo a corrigir
quotidianamente os erros de expressão.
A comunicação começa
desde muito cedo, o bebé antes de falar, chora, sorri, grita, até que a partir dos
12 meses começam a surgir os sons e a
partir destas as primeiras palavras. O desenvolvimento da fala ganha
dimensão por volta dos 2 anos, uma vez que já começamos a ter palavras percetíveis
e o surgimento de frases
Claro que existem
variações e os marcos de desenvolvimento são um pouco variáveis, contudo é
necessário estar atento ao processo de desenvolvimento da linguagem.
A criança com dois anos
compreende ordens complexas, diz o seu nome, reconhece muitos objetos e imagens
e utiliza cerca de duas a três palavras. Os pais e educadores devem, portanto,
enriquecer o vocabulário, explicando o significado das novas palavras e corrigindo,
sempre que necessário, os erros de expressão sem contudo insistir demasiadamente.
Educadora Carolina
Lopes, Sala Célestin Freneit
Sem comentários:
Enviar um comentário