Desde o ano passado que
embarcamos numa viagem por vários países que ultrapassou as barreiras do espaço
e do tempo e, este ano, continuamos nesta senda. Ora, a importância de projetos
deste género ultrapassa os conhecimentos culturais que à partida ressaltam. A
aprendizagem acontece durante todo o processo e não envolve apenas conteúdo. As
crianças desenvolvem competências não-cognitivas, ou sócio emocionais que são
fundamentais para a sua formação integral. Conviver, negociar, argumentar,
respeitar a opinião do outro, lidar com frustrações, colaborar, trabalhar em
equipa, são algumas dessas aptidões.
O mais interessante é
que o resultado deste projeto será sempre uma ação ou um produto. Deste modo,
as crianças veem suas aprendizagens transformarem-se em algo concreto – uma
canção (Beatles), uma história (A Lenda do Monte Fugi), uma construção com
argila (um vulcão), uma obra de arte (A Criação), enfim, tudo o que a
criatividade e a sensibilidade permitirem para construir a memória do trabalho.
Todo este caminho,
depois de vivenciado, traz grandes resultados. Mais do que conteúdos e
informações, estimula nas crianças o pensamento científico, atitudes de
pesquisadores e pensadores, ou seja, pessoas que perguntam, investigam, criam,
interagem, acolhem e vão buscar, em conjunto com os colegas, as respostas sobre
o que desconhecem.
Educadora Florbela Rios,
Sala Jerome Bruner
Sem comentários:
Enviar um comentário