sexta-feira, 18 de maio de 2012

Nasceu um T-Rex!

Na segunda-feira, dia 14 de Maio, o nosso dinossauro ficou pronto… e que grande susto a Daniela e os Amigos apanharam quando entramos pela sala com o animal!
O bicharoco deu-nos mesmo muito trabalho: primeiro tivemos de estudar sobre a vida dos dinossauros. Depois escolhemos construir um T-Rex… e mãos à obra.



Começamos por construir um grande esqueleto (em cartão), depois enche-lo de carne, muito papel de jornal. E para revestir sacos de lixo, pretos e verdes… e para dar uma coloração à pele, spray! Os pormenores da língua com cartolina e os dentes com os copinhos de café (uma original ideia da Mariana Oliveira).


Terrorífico não?!

Grupo de Projecto: Afonso Mesquita; Beatriz; David; Gonçalo; João; Mariana Oliveira; Matilde; Miguel; Tomás.
Parabéns meninos, foi um excelente trabalho!
Educadora Ana Rita Maia

Dia da Mãe

No primeiro domingo de Maio, por ser o mês de Maria, celebra-se o dia da mãe.

Este ano, na sexta-feira dia 4, também no colégio tivemos um mimo para as nossas mamãs. Apesar de a chuva não nos ter permitido realizar a actividade prevista, foi bom o convívio entre todos. Esperamos que tenham gostado!

E uma vez que não anunciei aqui a actividade, como fiz na altura do Dia do Pai, gostaria (para me redimir) de partilhar convosco o poema de Luísa Ducla Soares que trabalhamos na sala e que oferecemos às mamãs. Dedico-o a todas as mamãs do Espinheira Rio, que nos confiam os seus filhos e tornam possível o nosso trabalho. Obrigada!

Mãe

Para ti pintei o sol
Com uma cara a rir.
Mãe,
Para ti colhi a rosa
De pétalas de perfume.
Mãe,
Para ti guardei a concha
Que traz o som do mar.
Mãe,
Para ti fiz uma estrela
Com a prata do chocolate.
Mãe,
Há uma régua para medir
o quanto gosto de ti?

 Educadora Ana Rita Maia
10/05/2012

sexta-feira, 20 de abril de 2012

De boca aberta!

Um copo com água,
uma escova e pasta,
pra lavar os dentes
é o que me basta…



Assim, começa a canção que muitos educadores exploram com os seus pupilos, quando trabalham o tema higiene oral! Mas será apenas isso que é preciso?

Para nos ajudar, no passado dia 2 de Abril, recebemos na nossa sala (4/5 anos) a visita do Dr. Nuno Monteiro (Smile Clinic - Pedrouços), licenciado em Medicina Dentária pela Faculdade de Ciências da Saúde – UFP, com pós-graduação em Cirurgia e Implantologia Oral (Harley St. - Londres), Prótese Fixa (Leuven – Bélgica); Residência Clínica na Universidade de Frankfurt, Pós-graduação em Ortodontia (Fundação Gnathos – Porto) e prática clínica em Londres (2004-2006).

Primeiro mostramos a nossa Área do Dentista, muito bem equipada, com a melhor tecnologia: aspirador, jacto de água, broca, escova “elétrica”, copos para bochechar, máscaras e luvas, bisturi, seringa para anestesia… e claro: folhetos sobre higiene oral para quem espera pela consulta se ir informando!

Depois o Dr. Nuno e a Gabi (a assistente do Dr. Nuno) foram equipar-se. E quando já estavam prontos, o Dr. Nuno falou connosco sobre a importância de escovarmos os dentes. Pelo menos após o pequeno almoço e o jantar… e sempre que possível ao almoço também. Por isso não façam fim de semana nem férias à escovagem.

Mas atenção! Para ficarem bem lavados tem de ser sempre a escovar: 3 minutos sem parar! O Dr. Nuno ensinou… Começamos com movimentos rotativos nos dentes de cima e de baixo, à frente e atrás, sem esquecer a parte de dentro em movimentos de mota… cuidado porque podem sujar o espelho! Agora só falta a língua e as gengivas… que também acomulam muitas bactérias. Também vimos um fio que ajuda a limpar os dentes: é o fio dentário.

O Dr. Nuno quis ver como escovamos os dentes em casa. E em pequenos grupos lá fomos para o quarto de banho, cada um no seu tempo, até achar que era suficiente.

Falou-nos então daquilo que já sabemos – a existência de bactérias na boca, que fazem com que os nossos dentes não sejam saudáveis. Aprendemos que as bactérias da boca são branquinhas como os nossos dentes e por isso, quando não escovamos bem os dentes, não as conseguimos ver, e formam a placa bacteriana.


Para as conseguirmos ver o Dr. Nuno chamou-nos um de cada vez e colocou-nos umas gotinhas de um líquido vermelho (revelador de placa) que deu para perceber as zonas  em que os destes não ficaram bem escovados – essa zona fica mais escura do que no resto dos dentes. E o Dr. Nuno observou a boca de cada um com muita atenção!

Depois de vermos onde escovamos mal, toca a escovar direitinho, e desta vez o Dr. Nuno e a Gabi dão uma ajudinha.


Para terminar a sessão e como todos nos portamos de forma exemplar, o Dr. Nuno atribuiu-nos um certificado, e ainda as ofertas Elgydium: pastas de dentes, livros de atividades e folhetos sobre a higiene oral.

Foi muito divertido e aprendemos imenso nesta manhã. Afinal para escovar os dentes, não basta o copo com água, a escova e a pasta, mas é preciso paciência e método na escovagem. Por isso papás, devem ajudar sempre os vossos filhos a escovarem os dentes, porque como pudemos comprovar, a maioria das crianças não consegue fazê-lo autonomamente da forma correta.

E atenção, aos 5 anos, deve levar o seu filho ao dentista para uma consulta de rotina, mesmo que os dentes de leite ainda não “ameacem” cair. 

Educadora Ana Rita Maia

segunda-feira, 5 de março de 2012

Dia do Pai

No próximo dia 19 comemora-se mais um dia do Pai, que em Portugal se comemora neste dia por se comemorar o dia de S. José.
No colégio vamos festejá-lo de uma forma especial, uma grande e divertida surpresa para os pais. Não esqueçam de se inscreverem na secretaria, os vossos filhos vão adorar.
Educadora Ana Rita Maia

Trabalhos de Carnaval


O que significa Carnaval? Pensa-se que poderá dizer “adeus à carne”, isto porque nos países católicos, a quaresma é tempo de sacrifícios, sendo um deles não comer carne. Assim, para se despedirem dos prazeres da vida, organizam-se bailes e festas em que as pessoas se mascaram e brincam para se divertirem. Os mais famosos são os de Veneza e Rio de Janeiro, enquanto em Portugal são bem conhecidos os desfiles de Torres Vedras, Ovar, Loulé, Sesimbra, entre outras localidades. Na nossa sala aprendemos que na região de Trás-os-Montes, existe uma tradição muito engraçada que é a dos caretos. A construção do nosso careto, estava incluído no trabalho comum exposto no hall de entrada do colégio.


Mas os trabalhos de carnaval não ficaram por aí. Na sala, construímos máscaras a partir de pratos de bolo ou chapéus de palhaço.
Educadora Ana Rita Maia

As Estações do Ano

Terminados alguns dos projetos iniciados em Setembro/Outubro, o grupo decidiu avanaçar com um projeto comum a todos: As Estações do Ano, Porque queremos saber porque mudam as estações? Porque é que nascem frutos? Porque é que o tempo (atmosférico) muda? E tantas outras perguntas para as quais procuramos resposta.
Já percebemos que as estações mudam porque a terra anda à volta do sol, e como está um pouco inclinada, na parte que fica mais próxima do sol é verão e na que está mais longe é inverno.
Também sabemos que há animais que hibernam, durante o inverno e só acordam na Primavera.


Algumas aves que não gostam do frio e preferem o calor, quando termina o verão, e chega o Outono, procuram países mais quentes, e regressam na Primavera. São aves migratórias, como a Andorinha.
Estamos a aprender muitas coisas sobre as abelhas. Já sabemos que vivem numa colmeia e que as exploradoras são responsáveis por procurarem boas flores. Depois indicam às abelhas obreiras o local onde estas se encontram. Sabiam que as para isso as abelhas exploradoras fazem uma dança muito engraçada para as outras? A Natureza é espetacular!
Educadora Ana Rita Maia

Planos para o 2.º Semestre

O que queremos fazer – entrevista/ diários de aprendizagem
No final do primeiro semestre, foi altura de se avaliar o trabalho realizado e as descobertas realizadas, e refletir sobre o que cada criança pretende descobrir, aprender ou aprofundar.
Assim, em entrevistas individuais foi perguntado a todas as crianças dos 5 anos e a algumas de 4, o que gostariam de fazer ou aprender. As respostas foram surpreendentes… “Letras à primária, porque eu vi a (…) fazer no diário de grupo, e ela faz muito bem… eu queria também fazer.” “Estações do Ano, quero aprender como é que se muda. Como é que segue da primavera ate ao verão. No verão está calor, não sei como é que consegue ficar frio de repente!” “Como são as asas das borboletas.” “Quando acabar o projecto dos insectos, fazer um projecto dos animais da selva.” “Cozinhar… salsichas!!! (… ) Apertar os cordões… e também a escrever palavras.” “Ir mais para a área das ciências e melhorar a escrever.” “Eu em casa já escrevo algumas palavras importantes. Na escola posso ir mais para área da escrita.”
Pela amostra, já se vê que há muito trabalho pela frente.
Educadora Ana Rita Maia