sábado, 16 de fevereiro de 2013
sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
Feliz Ano Novo!
Que o novo ano, seja o
início de novos tempos, durante o qual se cultivem bons sentimentos e se tenha
uma colheita farta de amor. São os votos sinceros a todos os alunos e
respetivas famílias do Colégio Espinheira Rio.
Aprendizagem Cooperada por Projetos
"Tão
importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se
aprende".
(César Coll )
Com o grupo dos 5
anos, a metodologia base é a do movimento
de escola moderna, que implica momentos específicos de trabalho em projetos
que vão desde o envolvimento de todo o grupo, a pequenos projetos vivenciados
por pequenos grupos e depois partilhados.
Grandes Projetos: Projeto
Cavaleiros
Motivação: Este projeto surgiu de uma
necessidade natural e questões colocadas por várias crianças do grupo, quer
realizada com os cavaleiros, como com o conhecimento de nomes de reis
nomeadamente D. Afonso Henriques. Como o grupo está habituado à metodologia de
trabalho em projeto, foram alguns elementos de grupo que sugeriram a elaboração
de um projeto de pesquisa e aprendizagem sobre os cavaleiros.
Data de Inicio: outubro de 2012
Intervenientes: Todo o grupo e a Educadora
Momentos de Trabalho: Tempo de trabalho em projetos, à segunda-feira. Algum
trabalho de pesquisa em casa.
Começamos por fazer
alguma pesquisa com ajuda dos pais sobre os cavaleiros, a informação recolhida
é coletada e organizada num painel de projeto. A teia de projeto,
onde se registam as várias ideias, atividades e materiais, vai sendo construída
à medida que o projeto avança. Começamos a falar
sobre a formação de Portugal, sendo a guerra santa um dos pontos que mais
interesse despertou no grupo.
A história de D.
Afonso Henriques também é muito importante, por isso, em pequenos grupos
retrataram-na em partes sequências de acontecimentos históricos. Daí partimos para a
recolha de algumas imagens de alguns castelos de Portugal. Simultaneamente têm
estado em construção de armaduras de cavaleiros e algumas armas, bem como dos
cavalos… recorrendo principalmente à reutilização de materiais.
Pequenos Projetos
No
dia-a-dia numa sala pré-escolar, são muitas as ideias e necessidades que surgem
num grupo.
Por
isso, estas estão muitas vezes relacionadas com necessidades de atividades ou
materiais que as crianças nesta idade já são capazes de transmitir. Assim
surgiram pequenos projetos que as crianças realizaram de forma mais rápida,
durante o tempo de trabalho de projetos. Projetos simples que não implicam
pesquisa ou explorações maiores.
Nestes,
as crianças exploram as suas capacidades de trabalho em grupo: criarem equipas
de trabalho que se comprometem na sua realização, discutir e aceitar ideias,
proporem e aceitar soluções, enfrentar por vezes a recusa e a frustração.
Exploram técnicas diversificadas de expressão plástica, dando forma às imagens
mentais, permitindo muitas vezes o desenvolvimento do seu raciocínio
lógico-matemático.
- Lápis para a casinha:
- Fantocheiro:
- Sofá para a casinha:
Educadora Ana Rita Maia
Novo Ano
“Não haverá borboletas se a vida não
passar por longas e silenciosas metamorfoses."
(Rubem Alves)
Este ano letivo, encerraremos o final de uma longa caminhada
conjunta, repleta de silenciosas metamorfoses… aos poucos e quase sem me
aperceber estas crianças foram crescendo à minha frente. Aprenderam a
erguer-se, segurar-se, andar, saltar e correr. Aprenderam a falar, contar,
escrever… viveram vitórias e frustrações, perceberam que a vida também é feita
de perdas e descobriram a maior e mais livre capacidade do ser humano, o
pensamento!
Obrigada Pais por acreditarem.
Educadora Ana Rita Maia
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Nasceu um T-Rex!
Na segunda-feira, dia 14 de Maio, o nosso dinossauro ficou pronto… e que grande susto a Daniela e os Amigos apanharam quando entramos pela sala com o animal!
O bicharoco deu-nos mesmo muito trabalho: primeiro tivemos de estudar sobre a vida dos dinossauros. Depois escolhemos construir um T-Rex… e mãos à obra.
Começamos por construir um grande esqueleto (em cartão), depois enche-lo de carne, muito papel de jornal. E para revestir sacos de lixo, pretos e verdes… e para dar uma coloração à pele, spray! Os pormenores da língua com cartolina e os dentes com os copinhos de café (uma original ideia da Mariana Oliveira).
Terrorífico não?!
Grupo de Projecto: Afonso Mesquita; Beatriz; David; Gonçalo; João; Mariana Oliveira; Matilde; Miguel; Tomás.
Parabéns meninos, foi um excelente trabalho!
Educadora Ana Rita Maia
Dia da Mãe
No primeiro domingo de Maio, por ser o mês de Maria, celebra-se o dia da mãe.
Este ano, na sexta-feira dia 4, também no colégio tivemos um mimo para as nossas mamãs. Apesar de a chuva não nos ter permitido realizar a actividade prevista, foi bom o convívio entre todos. Esperamos que tenham gostado!
E uma vez que não anunciei aqui a actividade, como fiz na altura do Dia do Pai, gostaria (para me redimir) de partilhar convosco o poema de Luísa Ducla Soares que trabalhamos na sala e que oferecemos às mamãs. Dedico-o a todas as mamãs do Espinheira Rio, que nos confiam os seus filhos e tornam possível o nosso trabalho. Obrigada!
Mãe
Para ti pintei o sol
Com uma cara a rir.
Mãe,
Para ti colhi a rosa
De pétalas de perfume.
Mãe,
Para ti guardei a concha
Que traz o som do mar.
Mãe,
Para ti fiz uma estrela
Com a prata do chocolate.
Mãe,
Há uma régua para medir
o quanto gosto de ti?
Educadora Ana Rita Maia
10/05/2012
sexta-feira, 20 de abril de 2012
De boca aberta!
Um copo com água,
uma escova e pasta,
pra lavar os dentes
é o que me basta…
Assim, começa a canção que muitos educadores exploram com os seus pupilos, quando trabalham o tema higiene oral! Mas será apenas isso que é preciso?
Para nos ajudar, no passado dia 2 de Abril, recebemos na nossa sala (4/5 anos) a visita do Dr. Nuno Monteiro (Smile Clinic - Pedrouços), licenciado em Medicina Dentária pela Faculdade de Ciências da Saúde – UFP, com pós-graduação em Cirurgia e Implantologia Oral (Harley St. - Londres), Prótese Fixa (Leuven – Bélgica); Residência Clínica na Universidade de Frankfurt, Pós-graduação em Ortodontia (Fundação Gnathos – Porto) e prática clínica em Londres (2004-2006).
Primeiro mostramos a nossa Área do Dentista, muito bem equipada, com a melhor tecnologia: aspirador, jacto de água, broca, escova “elétrica”, copos para bochechar, máscaras e luvas, bisturi, seringa para anestesia… e claro: folhetos sobre higiene oral para quem espera pela consulta se ir informando!
Depois o Dr. Nuno e a Gabi (a assistente do Dr. Nuno) foram equipar-se. E quando já estavam prontos, o Dr. Nuno falou connosco sobre a importância de escovarmos os dentes. Pelo menos após o pequeno almoço e o jantar… e sempre que possível ao almoço também. Por isso não façam fim de semana nem férias à escovagem.
Mas atenção! Para ficarem bem lavados tem de ser sempre a escovar: 3 minutos sem parar! O Dr. Nuno ensinou… Começamos com movimentos rotativos nos dentes de cima e de baixo, à frente e atrás, sem esquecer a parte de dentro em movimentos de mota… cuidado porque podem sujar o espelho! Agora só falta a língua e as gengivas… que também acomulam muitas bactérias. Também vimos um fio que ajuda a limpar os dentes: é o fio dentário.
O Dr. Nuno quis ver como escovamos os dentes em casa. E em pequenos grupos lá fomos para o quarto de banho, cada um no seu tempo, até achar que era suficiente.
Falou-nos então daquilo que já sabemos – a existência de bactérias na boca, que fazem com que os nossos dentes não sejam saudáveis. Aprendemos que as bactérias da boca são branquinhas como os nossos dentes e por isso, quando não escovamos bem os dentes, não as conseguimos ver, e formam a placa bacteriana.
Para as conseguirmos ver o Dr. Nuno chamou-nos um de cada vez e colocou-nos umas gotinhas de um líquido vermelho (revelador de placa) que deu para perceber as zonas em que os destes não ficaram bem escovados – essa zona fica mais escura do que no resto dos dentes. E o Dr. Nuno observou a boca de cada um com muita atenção!
Depois de vermos onde escovamos mal, toca a escovar direitinho, e desta vez o Dr. Nuno e a Gabi dão uma ajudinha.
Para terminar a sessão e como todos nos portamos de forma exemplar, o Dr. Nuno atribuiu-nos um certificado, e ainda as ofertas Elgydium: pastas de dentes, livros de atividades e folhetos sobre a higiene oral.
Foi muito divertido e aprendemos imenso nesta manhã. Afinal para escovar os dentes, não basta o copo com água, a escova e a pasta, mas é preciso paciência e método na escovagem. Por isso papás, devem ajudar sempre os vossos filhos a escovarem os dentes, porque como pudemos comprovar, a maioria das crianças não consegue fazê-lo autonomamente da forma correta.
E atenção, aos 5 anos, deve levar o seu filho ao dentista para uma consulta de rotina, mesmo que os dentes de leite ainda não “ameacem” cair.
Educadora Ana Rita Maia
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