sábado, 6 de abril de 2013

Projeto dos Cavaleiros

Este projeto surgiu de uma necessidade natural e de questões colocadas por várias crianças do grupo, relacionadas com os cavaleiros, ou o conhecimento de nomes de reis nomeadamente D. Afonso Henriques. Como o grupo está habituado à metodologia de trabalho em projeto, foram alguns elementos do grupo que sugeriram a elaboração de um projeto de pesquisa e aprendizagem sobre os cavaleiros.

Começamos a trabalhar em Outubro, todos juntos em pequenos grupos organizados no tempo de trabalho em projetos às segundas-feiras. Aqui a Educadora surge como uma orientadora no trabalho de pesquisa e construção de elementos, partindo das ideias das crianças. 

Este tipo de trabalho também envolveu os pais nas pesquisas em casa e nas visitas culturais que alguns realizaram com os seus filhos a monumentos relacionados com o tema. 

As informações recolhidas foram organizadas num painel de projeto. 

A teia de projeto, onde se registam as várias ideias, atividades e materiais, foi-se construída à medida que o projeto avançava. 

 


Começamos a falar sobre a formação de Portugal, sendo a guerra santa um dos pontos que mais interesse despertou no grupo. 

A história de D. Afonso Henriques também é muito importante, por isso, em pequenos grupos retrataram-na em partes sequências de acontecimentos históricos.

Daí partimos para a recolha de algumas imagens de alguns castelos de Portugal.

Simultaneamente foram-se construindo armaduras de cavaleiros, algumas armas, escudos, cavalos, um castelo de cartão para brincar com os bonecos cavaleiros… recorrendo principalmente à reutilização de materiais.

 

Quando tudo ficou pronto, já podíamos brincar. Em tempos de paz realizavam-se torneios e a sala bem serviu como recinto para a festa:


E assim terminamos o nosso projeto dos Cavaleiros.

Agora já estamos a preparar o próximo: Vamos Conhecer o Corpo Humano, que será objeto de um próximo artigo brevemente. 

Educadora Ana Rita Maia

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Todos os idiomas contam

Assinalou-se, na passada quinta-feira, dia 21 de fevereiro, o Dia Internacional da Língua Materna. Esta data foi proclamada pela Conferência Geral da UNESCO, em novembro de 1999. Estima-se que das seis mil línguas faladas no mundo metade esteja à beira da extinção, daí a necessidade de preservação do multilinguismo.

Na Sala de Estudo, os alunos do 1.º ano de escolaridade criaram telas contemplando uma série de palavras escritas em várias línguas, tais como: português, alemão, mandarim, árabe, italiano, ucraniano, inglês e grego.


Prof. José Castro

Receita de Bolo de Água

Em dias de inverno, beber um chá acompanhado de uma fatia de bolo caseiro à lareira dá-nos uma sensação de conforto ímpar. Fica, em seguida, a sugestão de uma receita económica dos alunos do 1.º ano de escolaridade da Sala de Estudo.

Ingredientes:
6 ovos;
8 colheres de sopa de água;
3 colheres de sopa de azeite;
380g de açúcar;
250g de farinha;
1 colher de sopa de fermento em pó;

Modo de Preparação:

1. Pré-aquecer o forno a 180.ºC;
2. Untar uma forma de chaminé com manteiga, polvilhar e reservar;
3. Começar por separar as gemas das claras;
4. Bater as claras em castelo firme e reservar;
5. Noutra taça bater as gemas juntamente com a água;
6. Adicionar o açúcar e o azeite e voltar a bater muito bem;
7. Juntar a farinha juntamente com o fermento e envolver até estar bem misturado;
8. Ir acrescentando colheradas das claras em castelo e mexer com cuidado de baixo para cima, sem bater;
9. Quando a mistura estiver homogénea e fofa, colocar na forma e levar ao forno cerca de 35-40 minutos;
10. Verificar a cozedura com um palito, retirar e desenformar.
Prof. José Castro

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo!

Que o novo ano, seja o início de novos tempos, durante o qual se cultivem bons sentimentos e se tenha uma colheita farta de amor. São os votos sinceros a todos os alunos e respetivas famílias do Colégio Espinheira Rio.
 

Aprendizagem Cooperada por Projetos

"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende".

(César Coll )
 
Com o grupo dos 5 anos, a metodologia base é a do movimento de escola moderna, que implica momentos específicos de trabalho em projetos que vão desde o envolvimento de todo o grupo, a pequenos projetos vivenciados por pequenos grupos e depois partilhados.

Grandes Projetos: Projeto Cavaleiros

Motivação: Este projeto surgiu de uma necessidade natural e questões colocadas por várias crianças do grupo, quer realizada com os cavaleiros, como com o conhecimento de nomes de reis nomeadamente D. Afonso Henriques. Como o grupo está habituado à metodologia de trabalho em projeto, foram alguns elementos de grupo que sugeriram a elaboração de um projeto de pesquisa e aprendizagem sobre os cavaleiros.

Data de Inicio: outubro de 2012
Intervenientes: Todo o grupo e a Educadora
Momentos de Trabalho: Tempo de trabalho em projetos, à segunda-feira. Algum trabalho de pesquisa em casa.
 
 
 
Começamos por fazer alguma pesquisa com ajuda dos pais sobre os cavaleiros, a informação recolhida é coletada e organizada num painel de projeto. A teia de projeto, onde se registam as várias ideias, atividades e materiais, vai sendo construída à medida que o projeto avança. Começamos a falar sobre a formação de Portugal, sendo a guerra santa um dos pontos que mais interesse despertou no grupo.
 
A história de D. Afonso Henriques também é muito importante, por isso, em pequenos grupos retrataram-na em partes sequências de acontecimentos históricos. Daí partimos para a recolha de algumas imagens de alguns castelos de Portugal. Simultaneamente têm estado em construção de armaduras de cavaleiros e algumas armas, bem como dos cavalos… recorrendo principalmente à reutilização de materiais.
 
 

Pequenos Projetos

No dia-a-dia numa sala pré-escolar, são muitas as ideias e necessidades que surgem num grupo.

Por isso, estas estão muitas vezes relacionadas com necessidades de atividades ou materiais que as crianças nesta idade já são capazes de transmitir. Assim surgiram pequenos projetos que as crianças realizaram de forma mais rápida, durante o tempo de trabalho de projetos. Projetos simples que não implicam pesquisa ou explorações maiores.

Nestes, as crianças exploram as suas capacidades de trabalho em grupo: criarem equipas de trabalho que se comprometem na sua realização, discutir e aceitar ideias, proporem e aceitar soluções, enfrentar por vezes a recusa e a frustração. Exploram técnicas diversificadas de expressão plástica, dando forma às imagens mentais, permitindo muitas vezes o desenvolvimento do seu raciocínio lógico-matemático.
 
- Lápis para a casinha:
 
 
- Fantocheiro:
 
 
- Sofá para a casinha:
 
 
Educadora Ana Rita Maia

Novo Ano

“Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses."

(Rubem Alves)
 
Este ano letivo, encerraremos o final de uma longa caminhada conjunta, repleta de silenciosas metamorfoses… aos poucos e quase sem me aperceber estas crianças foram crescendo à minha frente. Aprenderam a erguer-se, segurar-se, andar, saltar e correr. Aprenderam a falar, contar, escrever… viveram vitórias e frustrações, perceberam que a vida também é feita de perdas e descobriram a maior e mais livre capacidade do ser humano, o pensamento!

Obrigada Pais por acreditarem.

Educadora Ana Rita Maia