terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Uma Aprendizagem Construtiva

Atualmente torna-se impreterível, na nossa sociedade, que a escola tenha como um dos seus principais objetivos a educação das crianças com a finalidade de as tornar cidadãos participantes, criativos e construtivos de um mundo melhor. Para isso é preciso dedicar tempo à educação desde cedo e a metodologia de projeto é, na minha opinião, um meio facilitador para atingir essa mesma intencionalidade civil e educacional. 

No desenvolvimento do meu trabalho valorizo bastante a pedagogia de projeto, na medida em que é uma metodologia de trabalho cujo principal objetivo é organizar a construção do saber das crianças em redor dos seus próprios interesses, ajudando-as a traçar metas, finalidades, delineando, portanto, estratégias contando com a colaboração do seu grupo de pares e do seu educador, família e comunidade envolvente.

O grupo de 2 anos da Sala Loris Malaguzzi é bastante dinâmico e curioso, evidenciando bastantes temas de interesse, mas como todas as crianças desta idade, esses temas são oscilantes e cabe ao educador ter a sensibilidade de reconhecer a potencialidade de uma determinada temática dentro do grupo, selecionando aquela que possa promover mais desenvolvimento, nas diversas áreas, às crianças.

Deste modo, dentro das temáticas de interesse deste grupo, escolhemos para desenvolver dois temas/projetos: “O Nosso Corpo” e “Os Animais”. Estes temas despertam o interesse natural das crianças, principalmente nesta faixa etária, já que são assuntos de presença obrigatória no seu mundo quotidiano e, além disso, possuem um importante carácter de identificação das suas vivências pessoais e sociais.   




No sentido de construir uma aprendizagem ativa e divertida, fomentando um ensino de características positivas e não enfadonho, trabalho com a finalidade de apoiar as minhas crianças a usar os meios que as ajudem a responder à sua curiosidade, fornecendo materiais e estratégias, em vez de disponibilizar recursos de pré-conceito sobre as diferentes matérias.

Educadora Sandra Moreira, Sala Loris Malaguzzi

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Experiências com Água

No dia 8 de janeiro, as crianças do grupo Jerome Bruner realizaram, na sala de atividades, experiências com água. Foi com grande entusiasmo que as mesmas participaram nas experiências propostas, nomeadamente naquelas referentes à solubilidade dos materiais na água. O que se dissolve e o que não se dissolve na água foi o que nos propusemos saber.


Para o efeito, deitaram água nos copos com sal, açúcar, café e óleo, e depois de mexerem muito bem, observaram e registaram.


Esta atividade proporcionou às crianças, um conjunto de experiências orientadas de uma forma metodológica, relacionadas com a água, envolvendo-as assim numa aprendizagem construtiva e exploratória do mundo, baseadas não só nas questões levantadas pelas próprias experiências, como também nas respostas que estas proporcionam.


De um modo geral, as crianças compreenderam que há substâncias que depois de misturadas com a água não se distinguem e outras que continuam a distinguir-se.


Aliás, as crianças estão muito recetivas a este tipo de atividades pois permitem-lhes a observar diretamente os procedimentos e reações e tirar as suas próprias conclusões.


Educadora Joana Patrício, Sala Jerome Bruner

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Muffins de Banana

No dia 16 de outubro, a Sala Jerome Bruner comemorou o Dia Mundial da Alimentação, com a confeção de uma receita de “Muffins de Banana”. Com esta atividade pretendeu-se sensibilizar as crianças para uma alimentação saudável.  

Cada criança teve oportunidade de participar e intervir em todas as etapas da confeção desta sobremesa, revelando muito entusiasmo.

As atividades de culinária, por mais que pareçam um momento de brincadeira são, na verdade, um momento de muita concentração e aprendizagem ativa.

Por meio da culinária, podemos trabalhar de forma lúdica conceitos ligados à matemática, tais como peso, quantidade e volume e, ainda, desenvolver a linguagem oral e perceção visual.


Com esta atividade as crianças sentiram-se empenhadas, porque puderam colocar a “mão na massa”, dando-lhes autonomia e independência para fazerem o que iriam comer e isto já afirmava Maria Montessori ao proferir “O maior sinal de sucesso para um professor… é poder dizer: as crianças estão a trabalhar como se eu não existisse”.


Por fim, todos tiveram o prazer de provar e saborear os seus “Muffins de Banana” na companhia dos uns dos outros.


Educadora Joana Patrício, Sala Jerome Bruner

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Dia Mundial da Alimentação

Olá, olá neste ano,
Neste ano que começou,
O primeiro artigo redijo,
Para contar o que se passou.

Trouxemos todos um legume,
Pensado ao pormenor,
Legumes todos diferentes
Do maior até ao menor.

Juntamo-nos todos à mesa,
Não para comer mas para fazer.
Descascamos, tocamos e cheiramos,
Divertimo-nos a valer!

Os pais ajudaram, pois então!
Fizeram até umas rimas,
Rimaram na perfeição,
Sobre uma sopa belíssima!

Agradeço desta forma,
A vossa colaboração,
Gostamos sempre que participem.
Obrigada de coração!



 

 

Educadora Florbela Rios, Sala Friedrich Froebel

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Os 5 Sentidos

Começa um novo ano letivo e começa uma nova aventura!

Tendo em conta que as crianças da Sala Maria Montessori encontram-se na fase sensoriomotora é primordial desenvolver um trabalho de estímulo dos vários sentidos, através da promoção de atividades sensoriais diversificadas, que estimularão o desenvolvimento do cérebro e serão promotoras do desenvolvimento de várias competências: motora, social, linguística e raciocínio lógico.

Por conseguinte, as crianças da nossa sala têm andado à descoberta dos sentidos com recurso a atividades muito divertidas e motivadoras.

Os autores Goldschmied & Jackson referem que a riqueza destas experiências que ativam os cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato) não só ajudam a estimular o cérebro dos bebés, que estão em constante crescimento, como também tornam as crianças mais ativas, dinâmicas, criativas e emocionalmente equilibradas, passando a realizar melhor as atividades propostas, a encontrar soluções e a socializar melhor.



E é por tudo isto que as crianças da Sala Maria Montessori têm realizado atividades em que exploram a voz, o toque, a visão, a dança, o movimento, o cheiro, o som, a cor, a pintura, a escuta, o jogo e a modelagem.

Assim, esperamos ajudar as crianças, através da sua ação nestas atividades, a conseguir aprender a olhar, a sentir, a experimentar, a fazer, a pensar, desenvolvendo-se integralmente, com todos os seus sentidos.

Educadora Marisa Faustino, Sala Maria Montessori

terça-feira, 2 de outubro de 2018

O outono chegou!

O outono chegou à Sala Lev Vygotsky e, para assinalar o momento, iniciamos o projeto sobre o outono. Temos como objetivo conhecer e explorar alguns elementos característicos da época.



Assim, com as mãos, os pés, os olhos e a boca, as uvas foram o primeiro fruto a ser explorado!


Educadora Mariana Espinheira Rio, Sala Lev Vygotsky

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Mini Orquestra

A música é considerada uma linguagem universal, um meio de comunicação em todo o mundo e entre todas as pessoas. A música tem o dom de unir, mas nada é tão importante como o papel que desempenha no desenvolvimento das crianças.


Ouvir, apreciar de forma ativa diversos géneros musicais, dançar ou simplesmente cantar canções potencia aprendizagens ao nível do raciocínio lógico, da memória, do espaço, da linguagem, da coordenação motora, da concentração e da socialização, estimulando também a criatividade e a imaginação. Neste sentido, a música faz parte do dia-a-dia da Sala Ovide Decroly, pois, é de facto promotora de grandes experiências para os mais pequenos. As crianças de forma espontânea ou mais orientada pelos adultos têm oportunidade de dançar, cantar, escutar de forma mais concentrada, relaxar, acompanhar canções com instrumentos musicais e com gestos.



Todas as crianças adoram música e como diz o compositor Franz Liszt “A música é o coração da vida”.

Educadora Susana Bessa, Sala Ovide Decroly