sábado, 6 de abril de 2013

Projeto dos Cavaleiros

Este projeto surgiu de uma necessidade natural e de questões colocadas por várias crianças do grupo, relacionadas com os cavaleiros, ou o conhecimento de nomes de reis nomeadamente D. Afonso Henriques. Como o grupo está habituado à metodologia de trabalho em projeto, foram alguns elementos do grupo que sugeriram a elaboração de um projeto de pesquisa e aprendizagem sobre os cavaleiros.

Começamos a trabalhar em Outubro, todos juntos em pequenos grupos organizados no tempo de trabalho em projetos às segundas-feiras. Aqui a Educadora surge como uma orientadora no trabalho de pesquisa e construção de elementos, partindo das ideias das crianças. 

Este tipo de trabalho também envolveu os pais nas pesquisas em casa e nas visitas culturais que alguns realizaram com os seus filhos a monumentos relacionados com o tema. 

As informações recolhidas foram organizadas num painel de projeto. 

A teia de projeto, onde se registam as várias ideias, atividades e materiais, foi-se construída à medida que o projeto avançava. 

 


Começamos a falar sobre a formação de Portugal, sendo a guerra santa um dos pontos que mais interesse despertou no grupo. 

A história de D. Afonso Henriques também é muito importante, por isso, em pequenos grupos retrataram-na em partes sequências de acontecimentos históricos.

Daí partimos para a recolha de algumas imagens de alguns castelos de Portugal.

Simultaneamente foram-se construindo armaduras de cavaleiros, algumas armas, escudos, cavalos, um castelo de cartão para brincar com os bonecos cavaleiros… recorrendo principalmente à reutilização de materiais.

 

Quando tudo ficou pronto, já podíamos brincar. Em tempos de paz realizavam-se torneios e a sala bem serviu como recinto para a festa:


E assim terminamos o nosso projeto dos Cavaleiros.

Agora já estamos a preparar o próximo: Vamos Conhecer o Corpo Humano, que será objeto de um próximo artigo brevemente. 

Educadora Ana Rita Maia

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Todos os idiomas contam

Assinalou-se, na passada quinta-feira, dia 21 de fevereiro, o Dia Internacional da Língua Materna. Esta data foi proclamada pela Conferência Geral da UNESCO, em novembro de 1999. Estima-se que das seis mil línguas faladas no mundo metade esteja à beira da extinção, daí a necessidade de preservação do multilinguismo.

Na Sala de Estudo, os alunos do 1.º ano de escolaridade criaram telas contemplando uma série de palavras escritas em várias línguas, tais como: português, alemão, mandarim, árabe, italiano, ucraniano, inglês e grego.


Prof. José Castro