terça-feira, 18 de setembro de 2018

Dinâmicas Divertidas

Com o início do ano letivo surge a importância de realçar o papel fundamental da parceria entre Família e Escola pois, como nos apercebemos, estas duas entidades formam uma equipa. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir, proporcionando aos alunos uma segurança na aprendizagem, de forma a criar cidadãos críticos e capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.

Foi com base neste princípio que realizamos no colégio, na abertura deste ano letivo, uma atividade entre pais, filhos e a equipa de adultos da sala. Esta atividade, direcionada à faixa etária do grupo Loris Malaguzzi, teve como principal objetivo realçar a importância da participação de todos na educação.

Deste modo, realizamos uma atividade baseada na dinâmica da “Teia”, em que os pais tiveram de formar uma roda, juntamente com os filhos, e lançaram o novelo de lã entre si, formando uma teia. À medida que passavam o novelo tinham de dizer uma palavra que representasse as suas expectativas para o novo ano letivo que se iniciava, referentes à escola ou ao aprendizagem do seu filho. No final, as crianças brincaram na teia, passando por entre os seus fios, tendo a própria teia ficado na sala, com as palavras ditas pelos pais suspensas nos seus fios.


A educadora pediu aos pais para refletirem sobre a importância de todos naquele momento, que se alguém solta-se o fio de lã a teia se deformava. E que as relações são como teias, umas influenciam as outras, por isso a importância de todos participarem, serem exemplos e darem apoio uns aos outros é fundamental! 

Educadora Sandra Moreira, Sala Loris Malaguzzi

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Canteiros Suspensos

No dia 17 de setembro de 2018, demos início ao ano letivo. Para assinalar este dia, contamos com a presença dos pais na nossa sala para a realização de uma atividade entre os próprios, os filhos, a educadora e a auxiliar.

A aproximação entre família e a escola é essencial para o desenvolvimento integral das crianças, já que a participação dos pais na vida escolar dos filhos influência de forma positiva a integração, a aprendizagem e a sua formação como pessoas.

Por isso, e para estreitar as relações escola/família, organizamos neste dia uma atividade de jardinagem, na qual pais e filhos plantaram flores nos canteiros do nosso “jardim privado”, de forma a mantê-lo bonito, organizado e senti-lo como nosso. Para além disso, a atividade proporciona diariamente o contacto com a natureza, a necessidade de cuidar dela e amá-la.



 

Educadora Carolina Lopes, Sala Célestin Freinet

quarta-feira, 23 de maio de 2018

A Importância da Arte na Educação de Infância

As crianças adoram música, dançar, pintar, jogar e expressar-se de formas criativas. 

Adoram dar sentido ao mundo ao seu redor! 


E nós, como profissionais em Educação de Infância, questionamo-nos várias vezes como é importante o investimento no trabalho que realizamos, não só pelo prazer de ensinar as crianças, mas pela satisfação de sentir que o nosso contributo educativo terá os seus frutos no futuro!



Como o meu trabalho é uma forma de expressão artística em pleno, propus-me refletir sobre a importância da arte na educação infantil, tendo concluído que esta é fundamental no meu trabalho direto com as crianças, não só pelo impacto significativo que a arte tem no desenvolvimento cognitivo, no aumento da autoestima, como na abrangência de todos os agentes envolvidos na aprendizagem: as crianças, os pais e os educadores/ professores!


É importante que a criança tenha oportunidade de aprender num formato multissensorial, e as artes criativas envolvem as crianças através de um ensino multissensorial, onde cada um dos cinco sentidos ativam neurónios específicos no cérebro. Este tipo de atividades/experiências que integram vários sentidos simultaneamente não só proporcionam mais oportunidades de aprendizagem como são responsáveis por impressões duradouras e com maior retenção por parte das crianças. 


Quando perguntamos “Qual foi a coisa que mais gostaste na escola hoje?”, a arte e a música são consistentemente classificadas no topo da lista para as crianças. Por quê? Porque é divertido! Deste modo, aulas de arte e música ensinam as crianças a gostar de aprender e da escola, e tanto pais como professores concordam: todos queremos crianças que adoram a escola e aprender.

Educadora Sandra Moreira, Sala Jerome Bruner

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Frutástico!

Olá, olá!
Hoje foi um dia colorido, cheiroso, divertido e saboroso.
Hoje foi um dia de escolhas, de gostos pessoais e de partilha.
Hoje fomos responsáveis (com a ajuda dos pais) e aventureiros, porque nos atrevemos a experimentar.
Hoje não brincamos na sala, hoje colocamos os aventais e pusemos mãos à obra!
Hoje fomos mais um dia felizes!





Educadora Florbela Rios, Sala Loris Malaguzzi

quarta-feira, 28 de março de 2018

Dia Mundial do Teatro

Com o objetivo de promover a arte do teatro junto das crianças, o Conselho de Educadores realizou, esta terça-feira, dia 27 de março, uma sessão de teatro de sombras sobre a história d’O Macaco do Rabo Cortado, de António Torrado.

A manipulação das diferentes personagens esteve a cargo das educadoras Carolina Lopes e Florbela Rios, da Creche, e das educadoras Joana Patrício e Sandra Moreira, do Pré-escolar.

Para contentamento dos mais pequenos, no final da dramatização, todas as crianças tiveram oportunidade de ir para trás do cenário manipular as imagens, experimentando assim uma nova técnica.



A título de curiosidade, refira-se que esta forma de teatro remonta à época das cavernas, quando os homens primitivos se reuniam à volta da fogueira e se maravilhavam com as sombras produzidas pela luz do fogo. Com o tempo esta técnica foi-se aprimorando em países como a China, a Indonésia e a Turquia, tendo-se tornado uma forma popular de entretenimento tanto para crianças, como para adultos.

O Conselho de Educadores

terça-feira, 27 de março de 2018

Dia Mundial da Marioneta

O Dia Mundial da Marioneta festeja-se todos os anos a 21 de março.

Esta efeméride surgiu através de uma proposta feita pelo Teatro Iraniano Dzhivada Zolfagariho, durante o XVIII Congresso da União Internacional da Marioneta (UNIMA), em Magdeburg, na Alemanha, no ano 2000.

Neste dia, as marionetas estão em destaque nos teatros, museus e noutros espaços culturais de todo o mundo. Assim, na passada quarta-feira, data oficial do evento, as crianças da Sala Loris Malaguzzi receberam a visita de algumas personagens das fábulas de La Fontaine, integradas na iniciativa “O Tio Fontaine”, da Companhia de Teatro ETCetera. Foi uma manhã diferente em que muitos meninos e meninas nem sequer pestanejaram. Adoraram!



Educadora Florbela Rios, Sala Loris Malaguzzi

quinta-feira, 22 de março de 2018

Filosofia para crianças: como abordar e por quê?

A Filosofia torna as crianças poderosas…. Através do Diálogo Filosófico as crianças melhoram as suas competências verbais e argumentativas e o seu pensamento crítico. A filosofia ensina a criança a verbalizar aquilo que pensa, a cooperar na resolução de problemas e a desenvolver o seu espírito crítico e criativo face ao mundo.   

É um projeto que, quando bem desenvolvido, ajuda a criança a construir um laboratório de ideias, onde tudo é pensável e discutível. É a aprendizagem da atividade de pensar, que é feita através da criação de um diálogo e tem como fim promover o pensamento de excelência. É também uma importante forma das crianças desenvolverem autoconfiança, de perderem o medo de falar em público e de se esforçarem por compreender e ser compreendidos pelos outros. 

Assim, no âmbito do Dia Mundial do Pensamento e com base nestes fundamentos, iniciamos no Colégio Espinheira Rio esta experiência, realizando algumas sessões de Filosofia, cujo elemento motivador foi o filme “O Principezinho”, a partir do qual conseguimos abordar temas como o “amor” ou a “amizade”. 


Durante estas sessões, ensinou-se às crianças o ouvir com atenção os seus amigos, o explicar com cuidado e clareza as suas ideias, o aceitar as ideias e as críticas dos outros e o saber criticar com respeito as ideias dos outros. Deste modo, criou-se, através da Filosofia, uma verdadeira comunidade de comunicação dentro da sala de aula, levando as crianças a viver experiências muito significativas ao nível cognitivo, social e afetivo.


Educadoras Joana Patrício e Sandra Moreira, Salas Friedrich Froebel e Jerome Bruner