quinta-feira, 13 de março de 2014

Brincar ao Faz de Conta

Com o desenvolvimento da educação a partir da criança, e fundamentada nas nossas pedagogias construtivistas, partilho da opinião de que as atividades lúdicas devem ser valorizadas no contexto escolar como poderosas ferramentas para o aprendizado de conteúdos “científicos” e de comportamentos socialmente desejáveis.
 
Através do jogo, e mais concretamente, do jogo de faz de conta, as crianças apropriam-se da realidade e recriam o mundo, não para mudá-lo mas para compreendê-lo. Quando as crianças brincam entram no mundo da fantasia, no qual têm o poder de revelar as suas visões do mesmo, as suas descobertas, os seus gostos e de partilhar ideias e sentimentos pelo prazer de experimentar. Descobrem quais são os seus limites, as suas potencialidades, exercitando a autonomia e a identidade, pois terão que analisar e fazer as suas escolhas.
 
Cabe por isso ao educador organizar oportunidades para as crianças brincarem, enriquecendo de forma construtiva as suas brincadeiras. Por conseguinte, as crianças poderão desenvolver-se e expressar-se através das suas múltiplas linguagens.
 
Seguindo esta perspetiva, surgiu na sala dos 2 anos dois novos projetos: dinamização da biblioteca com os contos tradicionais e construção de um hospital na nossa sala.
 
 
Estes projetos surgiram dos interesses manifestados pelas crianças deste grupo, mas também para trabalhar temáticas presentes nas orientações curriculares para o pré – escolar. No desenrolar destes projetos foram várias as atividades e experiências vivenciadas pelas crianças, desde a construção do hospital e dos cenários, às conversas orientadas em grande grupo para novas aprendizagens e partilha de saberes, até à exploração dos espaços criados e materiais que as próprias crianças trouxeram de casa.
 
Estes projetos serviram para desmistificar medos e ansiedades presentes nesta faixa etária, abordando temas como os cuidados de saúde nos hospitais, as consequências de não ouvir os mais velhos e sermos preguiçosos.
 
Educadora Sandra Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário