quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Projectos e Aprendizagem Cooperada

Na sala Loris Malaguzzi/ e Ovide Decroly, que correspondem aos grupos de 4 e 5 anos respectivamente, trabalhamos preferencialmente com base no MEM (movimento de escola moderna).
Uma metodologia de aprendizagem cooperada, onde os projectos de pesquisa são uma das principais fontes da construção de conhecimento, bem como da aprendizagem do trabalho em equipa, do respeito mutuo pelas opiniões e responsabilização por tarefas.
Daqui a algum tempo poderei centrar-me mais sobre este método, mas para já este pequeno texto serve apenas para partilhar com a comunidade educativa, e com alguns curiosos que visitem o nosso site, que na nossa sala os projectos já arrancaram. É a vantagem de estar com um grupo de crianças mais velhas, que já são capazes de proporem autónoma e directamente temas de pesquisa, de acordo com o que mais desperta o seu interesse. São capazes de abordarem o tema, partilhando com o pequeno grupo aquilo que já sabem, mas também o que querem saber.
Neste momento temos 4 projectos em curso:
O primeiro surgiu de uma pequena actividade da hora do conto, centrada na história de José Saramago A Maior Flor do Mundo, seguida da exploração de palavras da história e da reconstrução do conto “com palavras mais simples”, conforme o apelo do autor.
- “Vamos construir a maior flor do mundo?” E lá a fomos construindo: cada um faz a sua pétala (a Rita e a Cláudia também!) e depois juntos pintamos um enorme caule verde! E já está pendurada indicando o caminho até à nossa sala!
Exploramos a constituição de flores, há tantas diferentes que podemos observar e registar! Descobrimos que existem mesmo flores gigantescas (pelo menos uma no México e outra na Indonésia).
Vimos o filme inspirado na história de Saramago, e quisemos também fazer o nosso filme… mas dá muito trabalho: construir personagens e cenários, fotografá-los, colocá-los em sequência, acrescentar o texto (a Rita ajuda-nos a escrever algumas palavras no computador!)… e ainda há muito trabalho pela frente!
Entretanto, surgiram e já iniciamos os seguintes projectos: Dinossauros; Vulcões; Insectos. De casa chegaram pesquisas em texto, imagens, CDs e DVDs, Brinquedos…
Obrigada Pais, por nos ajudarem a tornar esta metodologia possível!
Bom ano lectivo 2011/2012!





 
SALA DOS 4 E 5 ANOS

Sem comentários:

Enviar um comentário