terça-feira, 25 de outubro de 2011

Unidos na Diversidade

No dia 24 de Outubro comemorou-se mundialmente o dia da ONU (Organização das Nações Unidas). A ONU foi fundada em 1945, após a 2.ª Guerra Mundial com o objectivo não só de evitar um terceiro conflito das mesmas proporções, mas também como uma plataforma de diálogo entre países.

Fazem parte destra organização 193 estados membros, incluindo quase todos os estados soberanos do mundo. Portugal aderiu à ONU em 14 de Dezembro de 1955 e é, actualmente, membro do Conselho de Segurança.

Através de diversas áreas, como a educação, incentivo à ciência e cultura (estes sob o domínio da UNESCO), a ONU tem protegido e promovido o progresso em diferentes áreas pelo mundo todo.

Um ano depois da criação da ONU, foi fundada a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) que visa promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.

De acordo com a Carta das Nações Unidas, um dos princípios elementares no mundo deve ser o respeito pela diversidade étnica e cultural.

Os alunos da Sala de Estudo fiéis a este princípio recordam esta data alertando para a UNIÃO NA DIVERSIDADE.


“NÓS, OS POVOS DAS NAÇÕES UNIDAS, RESOLVIDOS (…) A REAFIRMAR A FÉ NOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO HOMEM, NA DIGNIDADE E NO VALOR DO SER HUMANO, NA IGUALDADE DE DIREITO DOS HOMENS E DAS MULHERES, ASSIM COMO DAS NAÇÕES GRANDES E PEQUENAS (…) RESOLVEMOS CONMJUGAR OS NOSSOS ESFORÇOS PARA A CONSECUÇÃO DESSES OBJECTIVOS”

in Preâmbulo da Carta das Nações Unidas

___________ ____________ ____________


Testemunhos dos alunos:

“Quem é racista, é egoísta” – Ana Silva

“Todos juntos construiremos um mundo melhor” - Carlos Coelho

“Não julgues os outros pela sua aparência, mas pelo seu interior” – Madalena Rio

“A união dos povos faz a força do mundo” – Margarida Sousa


SALA DE ESTUDO

Sem comentários:

Enviar um comentário