sábado, 6 de abril de 2013

A Páscoa



Nesta época as escolas enchem-se de decorações coloridas: coelhos, ovos, galinhas... Aliás o costume de se oferecerem ovos por altura desta festividade, vem de uma tradição pagã, já que os ovos simbolizam a renovação da vida na primavera. Mais tarde, amêndoas cobertas de chocolate e ovos deste tipo, ficaram a dever-se a confeiteiros franceses. (in O Livro das Datas, Luísa Ducla Soares, Editora Civilização)

Claro que no Colégio Espinheira Rio, não somos exceção, também gostamos de festa, damos valor à educação estética das crianças e ao trabalho em grupo. Por isso, com os grupos dos 4 e 5 anos (Educadoras Carolina Lopes e Rita Maia, respetivamente), preparamos a Páscoa. O grupo da Sala de Estudo, com a orientação do professor José Castro também ajudou.

Preparamos uma decoração bem colorida e alusiva à época, e deixamos aqui uma boa ideia que também pode utilizar em casa nesta época.

a) Com um ovo de esferovite, pintado com tintas variadas e purpurinas a gosto, colocar num pau de espetada, e entre estes um pequeno ninho de sisal colorido;

b) Num caixote de fruta pequeno em madeira fazer ninho em sisal colorido, mas diferente dos ninhos pequenos;

c) Construir uma galinha também em esferovite, que pode ser montada com duas bolas de diferentes tamanhos. Pintar depois com uma cor base (amarela) aplicando de seguida leves pinceladas castanhas e vermelhas;

d) Espetar os ovos no ninho grande, e colocar a galinha.

Construiu-se depois uma árvore grande, junto ao seu tronco, colocaram-se os ovos feitos pelos alunos mais novos da Sala de Estudo, utilizando a técnica do balão, cola branca e lã, sobre a orientação do Professor José e da Educadora Renata Rio.

Mas nesta altura, também gostamos de preparar doces surpresas para as famílias. Juntos confecionamos bolachinhas, com formas alusivas à época: coelhos e ovos. No final, cada grupo colocou as bolachas na surpresa que preparou: coelhos de vara (4 anos e Sala de Estudo) ou saquinhos de doces (5 anos). 


Educadoras Ana Rita Maia e Carolina Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário