segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Avaliação: Qualidade em vez de Quantidade

“A avaliação em educação é um elemento integrante e regulador da prática educativa, em cada nível de educação e ensino e implica princípios e procedimentos adequados às suas especificidades.”
 
(Circular nº. 4 /DGIDC/DSDC/2011: 1). 
 
No caso da educação pré-escolar “assume uma dimensão marcadamente formativa, desenvolvendo-se num processo contínuo e interpretativo ” (Circular nº: 4, 2011: 1) tendo a criança como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Assim, é fundamental haver um conhecimento das metas atingidas pela criança, das suas dificuldades e como ela as poderá superar. (Circular nº: 4, 2011) Sendo uma avaliação formativa:
 
 “é um processo integrado que implica o desenvolvimento de estratégias de intervenção adequadas às características de cada criança e do grupo, incide preferencialmente sobre os processos, entendidos numa perspectiva de construção progressiva das aprendizagens e de regulação da ação.“        
 
 (Circular nº. 4,DGIDC/DSDC, 2011: 2). 
 
Os procedimentos utilizados na recolha de evidências, para sustentar a avaliação, dependem das opções metodológicas de cada educador. Estes registos podem ser:

ü Abordagens narrativas;
ü Fotografias;
ü Gravações áudio e vídeo;
ü Registos de auto avaliação;
ü Portefólios construídos com as crianças;
ü Questionários a crianças, pais ou outros parceiros educativos;
ü Outros.
 
Autilização de várias técnicas e instrumentos de recolha de informação vão possibilitar ao educador perceber as necessidades das crianças nas diferentes áreas. Possibilita ainda avaliar a sua progressão e ao mesmo tempo recolher elementos concretos para a adequar a sua intervenção às necessidades do grupo.
 
Em suma, a avaliação não pretende enquadrar a criança num valor regulamentado, mas é o resultado da observação e do planeamento. Serve para refletir sobre cada criança e adaptar toda a aprendizagem, investindo nas áreas de maior dificuldade e valorizar as conquistas.
 
Educador José Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário