quinta-feira, 3 de abril de 2014

"Vi uma Confusão no Fundo"

Todos os dias lidamos com materiais que, à partida, não têm mais nenhuma utilidade para além daquela para a qual foram criados.
 
Assim, de modo a que as crianças “olhem” para esses mesmos materiais de outra forma e para que olhem sempre para lá da sua utilidade normal criamos na sala o laboratório das experiencias… Este laboratório é um momento da semana em que, através da utilização de ingredientes de uso diário, caseiro e escolar, as crianças observam e aprendem reações e factos interessantes e divertidos da ciência. Ao fazê-lo as crianças reagem muitas vezes de forma surpreendente, tecem comentários, aprendem vocabulário, partilham experiências interpretando o que observam. Simples ingredientes que pudemos encontrar em casa como óleo, corante alimentar, água e uma aspirina efervescente fazem as maravilhas das crianças, causam expectativas e deliciam com o seu resultado. 
 
Estas experiências, claro está, ainda que inofensivas, necessitam sempre a supervisão dos adultos da sala.
Experimentar é divertido e todas as crianças adoram fazê-lo, às vezes até o que não deviam, mas aqui no colégio “usamos” essa curiosidade e vontade naturais de experimentar e canalizamo-las, criando assim “um clima de comunicação em que a linguagem (…) constitua um modelo para a interação e a aprendizagem das crianças (…)” e para que “as crianças encontrem as suas próprias soluções, que as debatam, num pequeno grupo ou mesmo com todo o grupo, apoiando a explicitação do porquê da resposta (…).(in Orientações Curriculares para o Pré- Escolar)”.
 
Educadora Florbela Rios

Sem comentários:

Enviar um comentário