quinta-feira, 22 de março de 2018

Filosofia para crianças: como abordar e por quê?

A Filosofia torna as crianças poderosas…. Através do Diálogo Filosófico as crianças melhoram as suas competências verbais e argumentativas e o seu pensamento crítico. A filosofia ensina a criança a verbalizar aquilo que pensa, a cooperar na resolução de problemas e a desenvolver o seu espírito crítico e criativo face ao mundo.   

É um projeto que, quando bem desenvolvido, ajuda a criança a construir um laboratório de ideias, onde tudo é pensável e discutível. É a aprendizagem da atividade de pensar, que é feita através da criação de um diálogo e tem como fim promover o pensamento de excelência. É também uma importante forma das crianças desenvolverem autoconfiança, de perderem o medo de falar em público e de se esforçarem por compreender e ser compreendidos pelos outros. 

Assim, no âmbito do Dia Mundial do Pensamento e com base nestes fundamentos, iniciamos no Colégio Espinheira Rio esta experiência, realizando algumas sessões de Filosofia, cujo elemento motivador foi o filme “O Principezinho”, a partir do qual conseguimos abordar temas como o “amor” ou a “amizade”. 


Durante estas sessões, ensinou-se às crianças o ouvir com atenção os seus amigos, o explicar com cuidado e clareza as suas ideias, o aceitar as ideias e as críticas dos outros e o saber criticar com respeito as ideias dos outros. Deste modo, criou-se, através da Filosofia, uma verdadeira comunidade de comunicação dentro da sala de aula, levando as crianças a viver experiências muito significativas ao nível cognitivo, social e afetivo.


Educadoras Joana Patrício e Sandra Moreira, Salas Friedrich Froebel e Jerome Bruner

Sem comentários:

Enviar um comentário