segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Os 5 Sentidos

Começa um novo ano letivo e começa uma nova aventura!

Tendo em conta que as crianças da Sala Maria Montessori encontram-se na fase sensoriomotora é primordial desenvolver um trabalho de estímulo dos vários sentidos, através da promoção de atividades sensoriais diversificadas, que estimularão o desenvolvimento do cérebro e serão promotoras do desenvolvimento de várias competências: motora, social, linguística e raciocínio lógico.

Por conseguinte, as crianças da nossa sala têm andado à descoberta dos sentidos com recurso a atividades muito divertidas e motivadoras.

Os autores Goldschmied & Jackson referem que a riqueza destas experiências que ativam os cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato) não só ajudam a estimular o cérebro dos bebés, que estão em constante crescimento, como também tornam as crianças mais ativas, dinâmicas, criativas e emocionalmente equilibradas, passando a realizar melhor as atividades propostas, a encontrar soluções e a socializar melhor.



E é por tudo isto que as crianças da Sala Maria Montessori têm realizado atividades em que exploram a voz, o toque, a visão, a dança, o movimento, o cheiro, o som, a cor, a pintura, a escuta, o jogo e a modelagem.

Assim, esperamos ajudar as crianças, através da sua ação nestas atividades, a conseguir aprender a olhar, a sentir, a experimentar, a fazer, a pensar, desenvolvendo-se integralmente, com todos os seus sentidos.

Educadora Marisa Faustino, Sala Maria Montessori

Sem comentários:

Enviar um comentário