terça-feira, 29 de outubro de 2013

No Tempo dos Castelos

runer considera que as crianças possuem quatro características congénitas, por ele chamadas de predisposições para o gosto de aprender: a curiosidade, a procura de competência, a reciprocidade e a narrativa. Não querendo descurar as restantes, considero que a curiosidade é o ponto de partida de todas as aprendizagens e é uma característica facilmente observável a todas as crianças. Por ser tão comum, Bruner considera que a curiosidade é uma característica que define a espécie humana. Foi a partir desta curiosidade, inata nas crianças, que partimos à descoberta do que eram os castelos. Tudo começou com a história d´ “O João e o pé de feijão”. Explorámos a história como sempre fazemos... mas, esta tinha algo de especial: o gigante e um castelo “por cima das nuvens” Ora, se o gigante lá morava, o castelo devia ser grande… Será que ainda existem gigantes? Será que ainda existem castelos ou existem só nas histórias? Como eram feitos? Quem os fazia? Quem lá morava? Todas estas perguntas foram colocadas. Umas com resposta quase imediata, outras com necessidade de pesquisa. Em casa, os pais ajudaram e uns recolheram informação através de imagens, outros fizeram maquetas, outros ainda trouxeram livros da especialidade! Tudo nos tem ajudado a caminhar juntos na descoberta do período medieval. É claro que nem todos os conceitos são facilmente percetíveis por todos e por isso, para facilitar a circulação da informação, reproduzimos aspetos da vida medieval… Na verdade, na era da comunicação em que as crianças do grupo dos 3 anos nasceram, era-lhes difícil perceber o facto de, por exemplo, não haver telefones, televisão, ipad’s e iphones… Descobrimos que não havia eletricidade e por isso nem luz elétrica tinham. Vai daí construímos candelabros e descobrimos que, de entre outras profissões medievais, os cirieiros eram aqueles que faziam as velas… Descobrimos também que o pão era o principal meio de sustento deste período histórico e por isso fizemos pão mais ou menos como na altura. Descobrimos que para além do castelo principal onde morava a família real existia uma muralha à volta e por isso construímos uma muralha e uma grande porta de entrada para o reino dos 3 anos… Todas estas descobertas foram feitas respondendo a questões e curiosidades mais ou menos particulares que se ampliaram e que de forma integrada no currículo dos 3 anos se foram ampliando também saberes enquadrados nas diferentes áreas de conteúdo. Por exemplo, percebemos que usamos muitos pacotes de leite (mais de 100 -Raciocíno Lógico-matemático), percebemos que as pedras no Colégio são mais ou menos cinzentas e o cinzento se faz com preto e branco (Expressão Plástica), compreendemos que ainda existem profissões do tempo dos castelos – padeiro -mas outras já foram ou estão quase extintas-ferreiros e cirieiros (Conhecimento do Mundo). Contamos e recontamos histórias e informações (Linguagem e Introdução à Escrita)… Fizemos muitas descobertas e mais se avizinham… Esperem por mais noticias nossas!
 
 
Educadora Florbela Rios

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