terça-feira, 22 de outubro de 2013

"Se a Cor Muda", Perspetiva dos Alunos dos 5 Anos sobre a Exposição de Mel Bochner

A exposição que fomos ver à Fundação de Serralves, despertou no grupo uma curiosidade sobre as diversas técnicas utilizadas pelo artista para explorar a cor, os números, as formas e as letras. Numa fase em que toda a representação da linguagem escrita cria interesse no grupo nada melhor do que visitar uma exposição que aguçou toda essa curiosidade.

"Se a cor muda” apresenta trabalhos de todas as fases criativas de Bochner, incluindo, além de alguns dos seus primeiros desenhos e esculturas de pequena dimensão, instalações, murais e fotografias. As suas obras mais recentes assinalam um regresso à pintura, que em tempos viu com suspeita. Não obstante a sua filiação conceptual, Bochner tem consistentemente utilizado nos seus trabalhos a cor, investigando o modo como esta subverte a linguagem e o texto. A sua série de "pinturas tesauro” exibe cadeias de palavras sobre telas de grandes dimensões. Pintadas em cores vivas, as letras competem com um fundo igualmente colorido, exigindo do espectador que simultaneamente leia e observe. 

Durante visita, o grupo demonstrou particular interesse por uma monografia na qual Mel Bochner utiliza uma técnica de pintura com rolo  sobre letras e espalha toda a tinta. As crianças opinaram sobre saída de linhas, o que na sua perspectiva estaria mal pintado, contudo após explicação da guia perceberam que se tratava de uma técnica de pintura que não conheciam e que poderiam explorar. Mais tarde, no colégio, sugeriram experimentar a pintura tal como o artista tinha feito.

Aqui seguem algumas imagens de todo o processo de exploração da técnica:
 
Educadora Carolina Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário