quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Foi notícia este mês

O Jornal de Parede constitui, no âmbito do Movimento da Escola Moderna, um valioso instrumento de pilotagem deste modelo pedagógico, assim como um ótimo veículo de divulgação das atividades realizadas na sala de aula ou em casa. Em termos históricos, Célestin Freinet, um dos expoentes máximos da chamada Escola Nova, qualificava este material como um recurso propiciador do desenvolvimento afetivo e crítico dos alunos. Atualmente, o Jornal de Parede permite, em contexto de Assembleia de Grupo, que as crianças apresentem as suas propostas, expliquem o seu ponto de vista nas discussões e façam ouvir os relatos das suas experiências individuais ou em grupo. A propósito da construção do Jornal de Parede, os professores podem desenvolver na prática o gosto pela escrita e pela leitura, aumentar os conhecimentos dos mais novos em determinadas áreas do saber, implementar o trabalho em parceria e estimular a criatividade e o sentido crítico.

No seguimento deste trabalho foi notícia na Sala de Estudo:
 
 
 

Professor José Castro

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