terça-feira, 5 de abril de 2016

A Quinta

Na faixa etária dos 3 anos é muito comum os interesses e curiosidades andarem em redor dos animais, quer os existentes, assim como os que entraram em vias de extinção. Assim sendo, na Sala Friedrich Froebel, o tema do projeto que tem vindo a ser desenvolvido é a Quinta, os animais e os diversos espaços que a constituem.

Um projeto é um estudo em profundidade de um determinado tema que as crianças levam a cabo, podendo ser trabalhado em grupo ou individualmente.

Durante o tempo de trabalho nas áreas, as crianças que estavam na área dos jogos começaram a brincar com os animais da quinta e questionaram-se acerca de determinadas características que os animais possuíam.

Posteriormente, num momento em grande grupo, este tema foi partilhado, e voluntariamente todo o grupo se envolveu. Durante esta discussão o adulto foi incentivando as crianças acerca do tópico em questão. Desta forma surgiu o interesse neste projeto.

O nosso trabalho inicia-se com a procura de informação, utilizando vários meios, como a internet, vídeos, fotografias e os livros.
 
 
Iniciadas as pesquisas fomos fazendo pequenas descobertas e sempre partilhadas em grande grupo. Após estas descobertas, as crianças autonomamente mantiveram pequenas discussões, lançando teorias e essencialmente a mostrarem o que aprenderam através de desenhos e pinturas. Nesta altura as crianças demonstraram o interesse em construir os animais para os terem na sala.

Crianças – "Agora que já pesquisamos podíamos fazer os animais para termos na sala";
Adulto – “Gostavam de construir os animais para terem na sala?”;
Crianças – “Sim era boa ideia, nós gostávamos de fazer isso”.

Nesta fase é necessário que haja uma grande organização para que se saiba o como, quando e quem faz determinada tarefa, assim sendo “ organizam-se os dias, a semana; antecipam-se acontecimentos; inventariam-se recursos: a quem se pode recorrer, que documentos existem disponíveis.” (Ministério da Educação;1997)

Assim sendo inicia-se a construção em 3D do respetivo animal pesquisado, onde as crianças participam ativamente quer na construção, quer na decisão dos materiais a utilizar e nas cores que querem dar aos animais.



Esta metodologia de trabalho permite esquematizar e estruturar o trabalho através da rede para que haja um fio condutor durante todo o processo e faz da criança o agente principal da construção do conhecimento.

O interesse neste projeto está em constante evolução o que faz com que todas as fases sejam vividas várias vezes ao longo do mesmo.

O entusiasmo está presente todos os dias na nossa sala e novas ideias estão a surgir.

 
Educadora Maria João Paiva, Sala Friedrich Froebel

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