quinta-feira, 7 de abril de 2016

Controlo dos Esfíncteres

O controlo dos esfíncteres é fundamental que se reúnam uma série de condições, pois este demora algum tempo e requer paciência e bom senso, por parte dos adultos envolvidos no processo. Os pais e a equipa educativa têm um papel muito importante nesta fase e precisam de atuar em conjunto para identificar os sinais de maturidade das crianças para ajudá-las e orientá-las no uso do “pote” e/ou sanita. 

Quando se deve começar a habituar a criança ao “pote”?

A resposta não pode ser generalizada. O treino só deve ser iniciado quando a criança começa a ser capaz de ter micções abundantes e espaçadas, aparecendo com as fraldas secas durante algumas horas, com intervalos relativamente regulares.

A criança não deve ser obrigada a permanecer sentada no pote, sem entender porquê ou para quê, tendo a sensação que não corresponde às expectativas dos adultos. O treino não deve ser dramatizado, mas integrado na aprendizagem diária da criança, com tanta importância como aprender a vestir-se ou comer sozinha.


É importante motivar a criança e elogiá-la sempre que consegue fazer no pote a “chichi ou cocó”.

Sempre que acontece um “acidente” a roupa deve ser mudada, não ceda à tentação de ralhar, punir ou humilhar a criança, porque isso só irá fazer com que ela se sinta desvalorizada ou incapaz.

Deixar as fraldas não é só trabalho para as crianças, mas também para os pais, pois este processo é uma caminhada que não acontece de um dia para o outro, pois não é uma tarefa fácil para a criança e ela precisa de toda ajuda e compreensão.

Na prática:

- Leve o seu filho para a Creche com roupas práticas, para que ele próprio comece a ser capaz de se despir sozinho;
- Leve o seu filho com as cuecas vestidas por cima da fralda; - Se o seu filho se molhar tem que ter outra muda de roupa completa: camisola, body, calças, cuecas, meias (e sapatos);
- Para que o retirar das fraldas decorra o melhor possível, a instituição e os pais devem estar em sintonia. O diálogo com a equipa é essencial neste processo;
- Trata-se de um processo gradual, logo, será iniciado com um pequeno grupo de crianças. Conforme estas vão sendo capazes de controlar os esfíncteres, outras crianças serão introduzidas.
 
Educadora Joana Patrício, Sala Lev Vygotsky

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