sexta-feira, 20 de outubro de 2017

À Descoberta das Cores

A “Lição de Três Tempos” desenvolvida por Eduard Séguin e aprimorada por Maria Montessori, em 1909, fala-nos de três momentos de aprendizagem das cores.

Inicialmente, no primeiro tempo, respeitante à associação da perceção visual com o nome, apresentamos às crianças duas cores, vermelho e azul. Apresentamos o vermelho e dizemos “este é vermelho” e apresentamos o azul e dizemos “este é azul”.

No segundo tempo, faz-se o reconhecimento do objeto correspondente ao nome. Dizemos às crianças “dá-me o vermelho” e depois “dá-me o azul”.

Por último, no terceiro tempo, recordamos o nome correspondente ao objeto. Perguntamos às crianças “qual é este?”, mostrando o objeto.

Maria Montessori fez uma alteração à “Lição de Três Tempos”. Ela inseriu o período que depende da autoeducação, no qual apresentamos o material em silêncio e a criança desempenha a tarefa. Este período antecede os outros três.

Nesta atividade, registamos a exploração da cor azul e da cor vermelha, ao mesmo tempo que trabalhamos outras competências, tais como: a motricidade fina e a concentração. Rasgamos papéis de cor azul e vermelha e colamos no círculo correspondente.


Na nossa sala, vivenciamos a Matemática todos os dias, nos pequenos pormenores do dia-a-dia, fazemos conjuntos, comparamos tamanhos, cores e formas, de uma forma simples a Matemática vai entrando nas nossas vidas.

Educadora Carolina Lopes, Sala Ovide Decroly

Sem comentários:

Enviar um comentário