quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dia Mundial da Televisão

Quem conseguiria imaginar o mundo de hoje sem a televisão? Fruto de uma combinação de factores como a invenção da fotografia, do cinema e do rádio, a televisão é um dos meios mais completos e dinâmicos para a transmissão de informações e conhecimentos, pois une imagem e som num único aparelho.


Em 1923 Vladimir Zworykin, engenheiro russo-americano, registrou a patente do tubo iconoscópico para câmaras de televisão, o que tornou possível a televisão electrónica. O primeiro sistema semi-mecânico de televisão analógica foi demonstrado em Fevereiro de 1924 em Londres, e, posteriormente, imagens em movimento em 30 de Outubro de 1925.


No passado dia 21 de Novembro, comemorou-se o Dia Mundial da Televisão. A data foi proclamada pelas Nações Unidas em 1996.

A televisão chegou a Portugal em 1957 a preto e branco. Sendo um grande fenómeno a nível nacional. Inicialmente, as pessoas dirigiam-se para locais públicos para poderem ver a "magia" da TV (eram poucas as pessoas que tinham televisão).


No início dos anos 80 começaram as emissões a cores da RTP (Rádio e Televisão de Portugal). As estações privadas surgiram uma década depois, primeiro a SIC (Sociedade Independente de Comunicação) em Outubro de 1992 e mais tarde a TVI (Televisão Independente) em Fevereiro de 1993. Estes canais generalistas são os canais com maior audiência em Portugal, exactamente por serem gratuitos. Nos anos que se seguiram surgiu a televisão por cabo e mais recentemente as primeiras emissões experimentais da TDT (Televisão Digital Terrestre).

Podemos afirmar que a televisão revolucionou o mundo, mudou comportamentos, marcou décadas, influenciou o poder político e a opinião pública, daí ser conhecia como “a caixinha que mudou o mundo”.

Prof. José Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário