quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Em Outubro, semeia, cria e terás alegria!

Os provérbios e os ditos populares são a expressão da sabedoria das gentes do povo. Através deles, são transmitidos de geração em geração, valores e experiências pessoais dos mais velhos ou os seus sentimentos e emoções. Existem ditados populares de todo o tipo e referentes a várias situações. Embora, a maior parte destes ditos seja conhecido pela maioria da população, os mesmos podem variar de região para região.
Usualmente, os provérbios debruçam-se sobre temas como a agricultura, a economia doméstica, a alimentação, o casamento, os filhos, o homem e a mulher, a medicina, a mesa ou sobre dados meteorológicos relativos às estações do ano. Um exemplo disso mesmo é o ditado que serve de título ao nosso documento.
Aqueles que seguem atentamente o nosso blogue, nesta altura, já devem estar a desconfiar que vamos falar da Horta Pedagógica do colégio, mais precisamente do trabalho efectuado pelos alunos da Sala de Estudo em prol deste projecto. Como é sabido, o contacto com a Natureza revela um papel de extrema importância na vida do ser humano, por isso o grupo da Sala de Estudo desenvolveu, ao longo de todo o mês de Outubro, actividades de forma a dinamizar os canteiros da horta.
Os alunos puderam experimentar várias sementeiras com o objectivo de observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas, durante os meses de Novembro e Dezembro. Para tal, foi necessário preparar os canteiros e estudar o calendário agrícola e as espécies de plantas mais adequadas a esta estação do ano.
Entre espinafres, nabos e nabiças, os alunos aprenderam de forma livre e espontânea os segredos da agricultura. Apesar de ainda haver muito trabalho a fazer, agora resta-nos esperar pela estação das colheitas!









SALA DE ESTUDO

Sem comentários:

Enviar um comentário