terça-feira, 22 de outubro de 2019

Aprender Através da Arte

Segundo Vigotsky (2009) quanto mais veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos reais disponha na sua experiência, quanto mais será considerável e produtiva a imaginação infantil. 

Partindo deste princípio, com o qual concordo plenamente, e acreditando que a arte possibilita que a criança adquira atitudes essenciais para o seu desenvolvimento, como senso crítico, sensibilidade e criatividade, desenvolvemos na nossa sala um projeto relacionado com a arte e aprender através da arte.

Deste modo, iremos trabalhar com obras de arte, de diferentes artistas (Piet Mondrian, Joan Miró, entre outros), todos eles com referências à realidade das crianças, para que possam encontrar alguma identificação e, assim, trazemos para a nossa sala o conhecimento de mundo, enriquecendo e ampliando o universo cultural das crianças. Mas não só, também trabalhamos conceitos matemáticos (cores, formas, linhas,…), figuras (figura humana, figuras abstratas, símbolos,…), aprendendo que, por meio do desenho, da pintura e da escultura, podemos dizer algo.

O importante é a criança aprender a valorizar a arte e não necessariamente tornar-se um artista. É trabalhando assim que mostramos às crianças que cada um tem a sua singularidade, que cada um tem a sua maneira própria de desenhar, pintar e que todos devem ser valorizados e respeitados.

Realizar atividades e práticas que englobem a Arte é falar que ela não ocorre isoladamente, pois trabalha o controlo corporal, o domínio sensório-motor, a sensibilidade estética, interação com o próximo, além de conceder confiança suficiente para a criança experimentar o mundo.




Educadora Sandra Moreira, Sala Ovide Decroly

Sem comentários:

Enviar um comentário