quinta-feira, 24 de outubro de 2019

O Mundo pelos Olhos do Grupo dos 4 Anos

Desde o ano passado que embarcamos numa viagem por vários países que ultrapassou as barreiras do espaço e do tempo e, este ano, continuamos nesta senda. Ora, a importância de projetos deste género ultrapassa os conhecimentos culturais que à partida ressaltam. A aprendizagem acontece durante todo o processo e não envolve apenas conteúdo. As crianças desenvolvem competências não-cognitivas, ou sócio emocionais que são fundamentais para a sua formação integral. Conviver, negociar, argumentar, respeitar a opinião do outro, lidar com frustrações, colaborar, trabalhar em equipa, são algumas dessas aptidões.

O mais interessante é que o resultado deste projeto será sempre uma ação ou um produto. Deste modo, as crianças veem suas aprendizagens transformarem-se em algo concreto – uma canção (Beatles), uma história (A Lenda do Monte Fugi), uma construção com argila (um vulcão), uma obra de arte (A Criação), enfim, tudo o que a criatividade e a sensibilidade permitirem para construir a memória do trabalho.

Todo este caminho, depois de vivenciado, traz grandes resultados. Mais do que conteúdos e informações, estimula nas crianças o pensamento científico, atitudes de pesquisadores e pensadores, ou seja, pessoas que perguntam, investigam, criam, interagem, acolhem e vão buscar, em conjunto com os colegas, as respostas sobre o que desconhecem.



Educadora Florbela Rios, Sala Jerome Bruner

Sem comentários:

Enviar um comentário