quinta-feira, 24 de outubro de 2019

O Ensino da Ciência no Pré-escolar

As crianças são ‘cientistas ativos’ que procuram, constantemente, satisfazer a sua insaciável curiosidade sobre o mundo que as rodeia” (Reis, 2008: 16)

A finalidade da educação científica no Pré-escolar não é persuadir todas as crianças a serem cientistas, mas, antes, ajudar a tornar a ciência mais acessível a todas as crianças. Assim é importante ajudá-las a desenvolver competências nos processos científicos, que lhe serão úteis numa aprendizagem escolar da ciência, mas também noutras áreas.

Esta é uma área considerada de grande potencial na educação Pré-escolar pois, para além das oportunidades de desenvolvimento conceptual e procedimental, proporciona ainda oportunidades de desenvolvimento de atitudes na relação que a criança tem com os outros, nos cuidados consigo mesma e também nos hábitos que cria no seu dia a dia, através do respeito pelo ambiente e pela cultura. As atividades na área das ciências permitem que a criança observe e explore o mundo ativamente, possibilitando que (re)construa o seu conhecimento, estruture o seu pensamento e desenvolva atitudes e valores essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e social.

Nesse âmbito, no dia 11 de outubro, elaboramos uma experiência científica que ofereceu aos mais novos a possibilidade de conhecer como se formou o planeta Terra e as suas camadas (crosta terrestre, manto e núcleo). Com esta atividade pretendeu-se promover a literacia científica das crianças, "procurando realçar as finalidades da educação em ciências de base experimental, de forma alimentar a curiosidade das crianças e estimular o seu desenvolvimento cognitivo e emocional". (in Brochura "Despertar para a Ciência" - DGIDC, 2009)





Educadora Joana Patrício, Sala Sérgio Niza

Sem comentários:

Enviar um comentário