quarta-feira, 23 de outubro de 2019

O Desenvolvimento da Linguagem

A comunicação é feita essencialmente através da linguagem, sendo também através dela que se faz a aprendizagem. A comunicação oral deve estar desenvolvida de forma correta antes da idade escolar, isto porque a dificuldade de compreender o que é dito e a dificuldade em exprimir-se pode comprometer o sucesso escolar. A linguagem vai ser primordial para mediar todas as aprendizagens e aquisições da criança.

A fonologia das palavras é essencial, pois é ela que mais tarde podem constituir maior prejuízo na posterior aquisição da leitura e da escrita. A criança deve ser exposta a novas aprendizagens com uma forte base linguística. Os pais e educadores devem estar atentos a forma como a criança se expressa e começar desde cedo a corrigir quotidianamente os erros de expressão.

A comunicação começa desde muito cedo, o bebé antes de falar, chora, sorri, grita, até que a partir dos 12 meses começam a surgir os sons e a  partir destas as primeiras palavras. O desenvolvimento da fala ganha dimensão por volta dos 2 anos, uma vez que já começamos a ter palavras percetíveis e o surgimento de frases

Claro que existem variações e os marcos de desenvolvimento são um pouco variáveis, contudo é necessário estar atento ao processo de desenvolvimento da linguagem.

A criança com dois anos compreende ordens complexas, diz o seu nome, reconhece muitos objetos e imagens e utiliza cerca de duas a três palavras. Os pais e educadores devem, portanto, enriquecer o vocabulário, explicando o significado das novas palavras e corrigindo, sempre que necessário, os erros de expressão sem contudo insistir demasiadamente.


Educadora Carolina Lopes, Sala Célestin Freneit

Sem comentários:

Enviar um comentário