quarta-feira, 17 de abril de 2019

A Importância dos Jogos e das Brincadeiras na Construção do Conhecimento Lógico-Matemático

A construção do conhecimento lógico-matemático pode e deve ser iniciada bem cedo.

Ao longo da educação, todas as crianças devem ter oportunidade de viver vários tipos de experiências de aprendizagens. É preciso que os educadores e encarregados de educação sejam capazes de motivar a aprendizagem da Matemática, criar condições para a resolução de problemas para o desenvolvimento do pensamento.

A criança tem de aprender a pensar para atingir o resultado. Primeiro pensar no problema para depois o compreender, utilizando várias representações, para permitir que a criança construa o seu próprio conhecimento.

Acredita-se que a criança constrói o conhecimento matemático pela necessidade de resolver os seus problemas.

A Matemática na infância é parte do universo cultural da criança que deve ser apreendida espontaneamente. É necessário que a criança seja submetida a situações de análise e sintaxe para construir significados que lhe possibilitem o acesso a novos conhecimentos.

É muito importante que a criança manipule os objetos para desenvolver o seu conhecimento espacial, lógico-matemático e físico. Através do lúdico as crianças podem desenvolver algumas capacidades tais como a atenção, a memória, a imaginação, a concentração, a conservação, a seriação, a reversibilidade, a análise e síntese, a interpretação, a argumentação e a organização.

O conhecimento matemático deve ser construído à base de exploração, curiosidade e orientado pelo educador com busca em interesses.

A criança ao brincar, fazendo construções com legos, blocos, ou outros materiais quer estruturados ou não, vai aprendendo a diferenciar, comparar, explorar, distinguir, representar e classificar. E ao mesmo tempo está a aprender conceitos e a desenvolver capacidades.

Segundo Piaget (1971), o desenvolvimento mental da criança antes dos seis anos de idade pode ser sensivelmente estimulado através de jogos e brincadeiras. As crianças que praticam capacidades físicas, aprendem a interagir com outras crianças, assim como constroem novos conhecimentos e crescem cognitivamente.

No seu desenvolvimento a criança vai adquirindo relações com os objetos e coordena-os da forma mais complexa. A importância do lúdico no desenvolvimento infantil é fazer com que as crianças gostem da Matemática, despertando-lhes interesses, e que o jogo seja um processo de aprendizagem.

Os jogos são muito importantes, enriquecem e estimulam a criatividade, a experiência sensorial, a imaginação e cativam a criança para a aprendizagem da Matemática. É essencial dar-lhes a capacidade de criar e é um bom potencial no desenvolvimento do raciocínio-lógico.

As crianças da Sala Jerome Bruner recentemente começaram a despertar um grande interesse pelo jogo da Glória. Trata-se de um jogo tradicional em que se avança guiado pelos dados, pela simples sorte ou azar. O caminho está repleto de avanços e recuos e tudo pode acontecer até que um vencedor chegue à casa da Glória. É um jogo ideal para desenvolver o raciocínio lógico-matemático.



O grupo tem demonstrado muito entusiasmo na utilização do jogo e grandes melhoramentos no desenvolvimento da aprendizagem do número e cálculo através da sua manipulação e da experimentação deste jogo didático.

Saliento que este jogo constitui uma experiência positiva com as crianças, pois através do mesmo podem trabalhar regras e simultaneamente desenvolver competências matemáticas.

O grupo decidiu construir um jogo da Glória para a sala, o interesse surgiu quando uma menina do grupo apresentou aos colegas o jogo que tinha construído em casa com os pais. Um dos objetivos pretendidos é que a criança descubra, explore, tenha oportunidade de inventar as regras e que construa o seu próprio jogo da Glória.


Educadora Joana Patrício, Sala Jerome Bruner

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