terça-feira, 23 de abril de 2019

As Cores e as Formas Geométricas

Desde muito pequenos estamos inseridos num mundo onde a Matemática está, naturalmente, muito presente no nosso quotidiano, sem por vezes nos apercebermos. O mesmo acontece ao longo do dia-a-dia na Sala Ovide Decroly, em que as crianças demonstram curiosidade por tudo ao seu redor, tendo a oportunidade de experienciar e vivenciar diversas experiências matemáticas de forma muito natural como o próprio brincar, as rotinas, a gestão temporal, as regras, os jogos...

Como refere Zatz Halaban (2006), brincar é essencial para a criança, que aprende a interagir com o mundo incentivando a lógica, a capacidade de estratégia, a tomada de atitudes, o desenvolvimento do raciocínio, da concentração, da imaginação promovendo a autonomia de pensamento. Neste sentido, o jogo e o brincar detém de um papel primordial na nossa sala, para que as crianças se apropriem de forma natural e progressiva de conceitos matemáticos, construindo de forma ativa e participativa o seu próprio conhecimento.

A título de exemplo, as crianças da Sala Ovide Decroly têm vindo explorar e a descobrir a existência de diferentes formas geométricas através de jogos que implicam observação e manipulação de objetos com essas mesmas diversas formas. De forma lúdica, prazerosa e interessante estão a aprender a discriminar, a diferenciar e a identificar o quadrado, o círculo e o triângulo. Existe assim, uma construção contínua de conhecimentos com base no experimentar e na resolução das dificuldades que vão acontecendo ao longo do jogo, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e do pensamento. À medida que as crianças brincam de forma ativa e divertida, vão experienciando opções, observando diferenças e semelhanças, apercebendo-se de algumas propriedades, adequando estratégias através da tentativa-erro acabando por, naturalmente começar a distinguir as características das formas geométricas nomeando-as e diferenciando-as corretamente. O papel do educador neste processo de aprendizagem é de mediador e facilitador levando o aluno aprender a aprender.



Esta aprendizagem ativa e participada detém de um papel fulcral em idades precoces favorecendo futuras aprendizagens. A brincar, aprendemos Matemática!


Educadora Susana Bessa, Sala Ovide Decroly

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