terça-feira, 16 de abril de 2019

O Problema com a Matemática não são as Crianças, mas a Forma como é Ensinada

Geralmente assume-se a Matemática como sendo um “problema” por incluir alguns conceitos à partida complicados e mais abstratos, que podem colocar em causa a prontidão para este tipo de atividades (diga-se, matemáticas). Ora, no colégio a tendência é apresentar estes CONCEITOS como parte integrante do dia a dia, como parte da rotina, em brincadeiras e outras situações lúdicas. Assim, surgiu o nosso PROBLEMA: “Quantos trabalhos tivemos de arrumar esta semana?”. Como não sabíamos, fomos procurar uma forma de compreender ao certo. Então, realizamos uma contagem inicial. Selecionamos um “escrivão” e registamos a frequência de trabalhos por criança. Depois em grande grupo, “colorimos” a informação e cada criança com peças de LEGO registou o número de trabalhos dessa semana. Nesta experiência aplicamos as seguintes noções: número, contagem, frequência, quantidade, tamanho (sem termos necessariamente de os verbalizar).



Educadora Florbela Rios, Sala Friedrich Froebel

Sem comentários:

Enviar um comentário