terça-feira, 16 de abril de 2019

Às Voltas com a Matemática

A Matemática está presente no nosso dia a dia desde o nascimento, tudo gira em volta de números, cores, figuras geométricas e medidas.

A brincar, as crianças têm contacto com a Matemática de forma inconsciente, distinguem o pesado do leve, medem distâncias, desenvolvem conceitos espaciais como em cima e em baixo, fora e dentro, à frente e atrás. A Matemática está presente em todas as atividades diárias, e desta forma ela deve ser ensinada como instrumento para interpretação das coisas que rodeiam as nossas vidas, tornando as crianças capazes de resolver problemas, criativas e responsáveis, e não apenas desenvolver a capacidade de memorização, alienação e exclusão.

As crianças quando estão a distribuir os materiais pelos colegas, estão a trabalhar matemática fazendo a seriação dos materiais. Quando ajudam os adultos a colocar a mesa fazem a contagem das crianças do grupo e fazem a relação dos talheres e guardanapos necessários para o número de crianças. Em todos os momentos do dia a Matemática assume um lugar de destaque, mesmo que não seja planificado em atividades matemáticas ela apresenta-se nas nossas vidas de forma constante, sem que seja rigorosamente registada em papel e a representação dos números, aprender números não é de todo apenas aprender a quantificar objetos, não desvalorizando a sua importância.

Os educadores devem desafiar as crianças para resolver problemas, promover a autonomia e independência, criatividade, e a verbalização e cada uma no seu tempo vai conhecer o mundo dos números e do raciocínio-lógico. As crianças que exercitam a mente sendo expostas a pensar, raciocinar, esperar pela sua vez, trocar ideias, presistirem até perceberem algo, serão capazes de mais tarde no seu precurso académico aprender e interpretar matemática.

Estimular o raciocínio-lógico matemático é estimular o desenvolvimento mental, é saber pensar. Na sala, o educador deve propiciar um ambiente matemático, com exporação de ideias matemáticas, sejam elas numéricas, geométricas, medidas, noções espaciais, de uma forma que as crianças entendam a matemática como algo que faz parte das suas vidas.




Educadora Carolina Lopes, Sala Célestin Freinet

Sem comentários:

Enviar um comentário